PETROBRÁS ESCOLHERÁ EM AGOSTO A FORNECEDORA DE TECNOLOGIA INOVADORA PARA SEPARAÇÃO DE CO2 | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS ESCOLHERÁ EM AGOSTO A FORNECEDORA DE TECNOLOGIA INOVADORA PARA SEPARAÇÃO DE CO2

hisepUma das novas tecnologias da Petrobrás que promete mudar os rumos da produção de campos do pré-sal é o HISEP. A inovação, patenteada pela companhia, visa separar e reinjetar, ainda no fundo do mar, o gás com elevado teor de CO2 produzido junto com o petróleo. Agora, a estatal lançou o edital para contratação de fornecedores para execução do projeto, construção, instalação e realização de testes da tecnologia. A empresa estima que a fabricante escolhida seja anunciada no mês de agosto. O equipamento deverá ser instalado em 2025.

O HISEP poderá abrir uma nova fronteira exploratória e de desenvolvimento da produção de petróleos em águas profundas e ultra profundas, em regiões onde há fluidos de reservatório com razão gás-óleo e teor de CO2 elevados. O HISEP proporcionará aumento da produção de óleo ao liberar espaço na planta de processamento de gás de superfície. O teste-piloto está previsto para ser realizado na área de Mero 3, que deverá entrar em produção em 2024”, informou a companhia, em comunicado

FPSO_P_77_Andr___Ribeiro_Banco_de_Imagens_Petrobras.60902bf4739aaA Petrobrás disse ainda que após um período de dois anos de testes, o HISEP poderá ser implantado em outras regiões, como Libra Central e Júpiter. Para a estatal, a tecnologia tem o potencial de viabilizar o projeto de desenvolvimento da produção dessas duas áreas.

Uma vez comprovada a tecnologia HISEP®, será possível também desenvolver unidades de produção offshore com plantas de processamento de gás menores e menos complexas, que possuem menores custos e prazos de construção, bem como menores custos de operação”, projetou a empresa.

A petroleira afirmou por fim que já concluiu as avaliações conceituais e testes-piloto em terra. Nessa etapa, a Petrobrás e empresas fornecedoras trabalharam em parceria na execução de estudos conceituais e na validação do desempenho das bombas submarinas que farão a reinjeção do gás rico em CO2 no reservatório.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of