PETROBRÁS FAZ LEVANTAMENTO DE AÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO

joão elekO cerco está se fechando na Petrobrás e o clima de desconfiança apenas cresce com as novas medidas de controle interno da estatal. A companhia tem intensificado a vigília em seu quadro de funcionários e reuniu nesta semana diretores e gerentes para apresentar o balanço das novas medidas de combate à corrupção. De acordo com o responsável pela área de Governança, Risco e Conformidade, João Elek (foto), a empresa teve 6.625 processos abertos para análise da integridade de fornecedores entre agosto e novembro deste ano.

O ambiente parece hostil nos corredores da estatal. Apenas nos 13 primeiros dias de funcionamento do novo canal de denúncias independente, a empresa recebeu 195 registros de reclamações e acusações. As apurações têm levado à aplicação de medidas disciplinares, que já somam 17 rescisões de contrato, 61 suspensões e 94 advertências escritas no período de janeiro a setembro. Na visão do gerente de Conformidade, Márcio Campanelli, o canal de denúncia está atingindo o seu objetivo.

Realizado na sede do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção, o evento de divulgação dos números foi transmitido para todos os funcionários da empresa. O quadro de diretores reforçou a intolerância com práticas ilícitas e vem apontando para um intensificação das atuais medidas de compliance.

Entre elas está o treinamento de seu quadro de empregados. A Petrobrás já realizou ao longo do ano processos de capacitação com seus profissionais do alto escalão, e planeja atingir a meta de treinar 100% dos funcionários até 2016.

5
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Assis PereiraBiffy Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Biffy
Visitante
Biffy

O pássaro preto, pousou na PETROSSAURUS e o povo, já perdeu… A raposa agora está sendo treinada, mas o galinheiro está vazio… Foi-se o tempo bom de crescimento interno, agora é maracutaia chinesa. Como poeta louco, converso com os pássaros procuro entender, mas ele só sabe dizer… NUNCA MAIS. Ficam a saudade, ficam os dedos, os calos e a estrada, para uma nova oportunidade de sobreviver neste país onde o poder e o dinheiro, tornam bandidos heróis e governantes, pelo método das bolsas FALSAS. Ninguém quer estas esmolas podres, querem seus trabalhos, suas dignidade e orgulho de volta. Não um… Read more »

Assis Pereira
Visitante

MENSAGEM AO JOÃO ELEK: O INTENSO CORPORATIVISMO REINANTE NA ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRAS ANULA QUALQUER INICIATIVA DE COMBATE A CORRUPÇÃO, COMO A PROPOSTA PELO DIRETOR DE GOVERNANÇA, RISCO E CONFORMIDADE. JOÃO ELEK. Uma intensa vigília no comportamento do quadro de funcionário da Petrobras na forma do comunicado pelo João Elek, Diretor da área de Gestão, Risco e Conformidade da Petrobras, faz-se necessário mas deve ser compartilhada de uma ação mais eficiente da Ouvidoria Geral da Estatal para apurar os fatos denunciados envolvendo o terceiro escalão, sem qualquer tolerância, com afastamento de qualquer possibilidade de corporativismo que ainda reina na administração Petroleira… Read more »

Assis Pereira
Visitante

O CORPORATIVISMO REINANTE NA PETROBRAS NA ATUALIDADE DESRESPEITA TANTOS A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, O SEU CÓDIGO DE ÉTICA E AS LEGISLAÇÕES ESTRANGEIRAS QUE DEVERIA RESPEITAR NA CONDIÇÃO DE SIGNATÁRIA. A Lei Sarbanes-Oxley SOx foi criada nos Estados Unidos da América para inibir as fraudes e escândalos contábeis nas corporações que tenham ações listadas na SEC (Securities and Exchange Commission). A criação desta lei foi em consequência das fraudes e escândalos contábeis que atingiram grandes corporações nos Estados Unidos (Enron, Arthur Andersen, WorldCom, Xerox etc). Tem como intuito tentar evitar a fuga dos investidores causada pela insegurança e perda de confiança em… Read more »

Assis Pereira
Visitante

QUAL O EPISÓDIO QUE PODEMOS DESTACAR E QUE MAIS PREJUDICOU A PETROBRAS NO ESQUEMA CORRUPTO ARQUITETADO PELO APARELHAMENTO POLÍTICO DO PT? CERVERÓ, GRAÇA FOSTER E DILMA NA NEGOCIATA DE PASADENA? OU DELCÍDIO DO AMARAL QUE IMPÔS UM PREJUÍZO DE 5 BILHÕES NA CONTRATAÇÃO DAS QUATROS USINAS TERMOELÉTRICAS? A resposta a essa questão fica simplificada quando respondida por um engenheiro especialista em contratações de grande porte na PB no período que vigorou o aparelhamento politico na Petrobras. Para tristeza de todos nós cidadãos brasileiros, a resposta é: nenhuma das opções anteriores. O fato que traduziu na maior roubalheira incorrida contra a… Read more »

Assis Pereira
Visitante

FATOS MARCANTES ENVOLVENDO GERENTES DO TERCEIRO ESCALÃO DA PETROBRAS E COLABORADORES TERCEIRIZADOS NA ÓTICA DO ENGENHEIRO APOSENTADO J. B. ASSIS PEREIRA: No estágio em que se encontra o processo da Lava Jato, não faz sentido conceder benefício da delação premiada a quem quer que seja, sem que se obtenha fatos inovadores, relevantes e essenciais para progressão da Lava Jato de forma a chegar aos “inatingíveis” na velocidade necessária que o processo requer, de forma a alcançar todos os culpados que implantaram e utilizaram o aparelhamento político na PETROBRAS para se locupletar. As informações contidas nas proposições de Duque e Fernando… Read more »