PETROBRÁS FEZ A MAIOR ADIÇÃO DE RESERVAS DE SUA HISTÓRIA EM 2021, APÓS IMPULSO DADO PELA CESSÃO ONEROSA

petrobras-noiteUma noite de sexta-feira com noticiário agitado pela Petrobrás. A empresa anunciou hoje (28) que suas estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural somaram 9,88 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) no final de 2021. O volume representa um crescimento de 12% na comparação com o ano anterior (8,82 bilhões de barris de óleo equivalente). Segundo a estatal, essa foi a maior adição de reservas de sua história (1,97 bilhão de boe), resultando na reposição de 219% da produção de 2021, já considerando os desinvestimentos.

Foram adicionadas reservas, principalmente, em função do avanço no desenvolvimento do campo de Búzios, decorrente da aquisição do excedente da Cessão Onerosa e assinatura do acordo de coparticipação, e de investimentos em novos projetos para aumento da recuperação em outros campos das Bacias de Santos e Campos, além de apropriações pelo bom desempenho dos reservatórios. O aumento de reservas foi também impulsionado pela apreciação do preço do petróleo”, explicou a estatal em comunicado ao mercado.

Foi a primeira vez desde 2017 que a Petrobrás registrou um aumento em suas reservas. De 2018 até 2020, a estatal estava amargando reduções. Do total de reservas registradas em 2021, 85% são de óleo e condensado e 15% de gás natural. Os números seguem os critérios da US Securities and Exchange Commission (SEC). A Petrobrás também estima reservas segundo o critério ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis / Society of Petroleum Engineers). Em 31 de dezembro de 2021, as reservas provadas segundo este critério atingiram 10,29 bilhões de barris de óleo equivalente.

Veja abaixo um gráfico da evolução das reservas, segundo o critério da SEC:

pertobras

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano seixas Chagas
Visitante
Luciano seixas Chagas

Muito simples. Apesar de ainda os dirigentes da Petrobras continuarem a investir muito pouco em delimitação, com a grana da sua geração de caixa e da isenção de impostos da cessão onerosa, quando investiu, tornou as reservas possíveis reservas provadas. O Petronotícias poderia repetir a entrevista que dei em 2018, dizendo que a Petrobras não estava investindo em delimitação, apesar de ter boas descobertas e acumulações. Escrevi tudo direitinho e nem n sou adivinho e tampouco expert em finanças. Eles (gestores) preferiram vender ativos preciosos, desverticalizando a companhia para chegar a desnecessária alavancagem atual de aproximadamente 1,4, enquanto o que… Read more »