PETROBRÁS INICIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E BENS PARA COMISSIONAMENTO DE TRECHO DA ROTA 3

ROTA-3Nos preparativos da Petrobrás para o início da operação do tão aguardado gasoduto Rota 3, a estatal lançou nesta semana uma nova licitação de abrangência nacional para prestação de serviços e fornecimento de bens envolvendo o trecho terrestre da linha. As atividades envolvem comissionamento, pré-operação, partida e operação assistida da porção em terra do Rota 3. A licitação será em modo de disputa fechada e terá abertura de envelopes no próximo dia 23. O projeto será fundamental para viabilizar e ampliar o escoamento do gás do pré-sal para a costa do estado do Rio de Janeiro.

Os serviços de pré-operação e partida do trecho da Rota 3 envolvem o enchimento do gasoduto com gás natural não processado e a consequente remoção do atual fluido existente na linha. Já a operação assistida consistirá no auxílio técnico prestado pela vencedora da licitação por um período de 30 dias. De acordo com informações de mercado, o gasoduto Rota 3 deve iniciar sua operação entre o final de 2021 e início de 2022.

mapa_rota3O Rota 3 tem aproximadamente 355 km de extensão. Desse total, cerca de 307 km são referentes ao trecho marítimo. Os 48 km restantes correspondem à parte terrestre da linha. A vazão de escoamento do gasoduto é de aproximadamente 18 milhões de m³ de gás por dia.

O duto escoará o gás natural do polo pré-sal da Bacia de Santos até o Polo Gaslub Itaboraí (chamado anteriormente de Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj), no município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Lá, estará localizada uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN Rota 3).

p77De acordo com o edital, será permitida a participação de sociedades organizadas sob a forma de consórcio, com limite de até dois participantes. Além das atividades no Rota 3, a licitação também prevê serviços para o gasoduto Gaserj 16”, Emissário Polo GasLub e oleoduto Ocerj 10”. A documentação completa da concorrência (nº 7003529117) está disponível no site da Petronect.

Com o início de operação do Rota 3 e a interligação das plataformas P-75 e P-77, em Búzios, a Petrobrás será capaz de exportar mais de 9 milhões de m³ por dia de gás natural do campo para o continente. Hoje, o gás de Búzios é escoado pelas plataformas P-74 e P-76, por meio do gasoduto Rota 2. Atualmente, o volume exportado pelas duas plataformas é de até 2 milhões de m³/dia.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Rogério FariaJoão Labareda Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Labareda
Visitante
João Labareda

Prezados; No edital da licitação ou na minuta de contrato há alguma ressalva ou cláusula com a previsão de responsabilização de qual parte será onerada caso na pré-operação e partida haja alguma trinca/rompimento e por conseguinte, vazamentos? Será responsabilidade do executante, do operador ou de quem construiu a linha? Isso é coisa nova e muito moderna pra mim. Na minha época a Petrobras tinha bons técnicos e excelentes operadores de utilidades, bem como aquilo roxo, e ela mesmo se garantia e fazia essa parte com suas equipes de operação. O que está acontecendo? Tá sobrando dinheiro ou faltando competência e… Read more »

Rogério Faria
Visitante
Rogério Faria

Haverá profissionais brasileiros qualificados para tocar a obra? Houve um debandada de Inspetores de Soldagem e Dutos com SNQC. Devido a falta de obras com a derrocada da Transpetro simplesmente saíram da área.
Novo nicho para os estrangeiros. Triste, muito triste.