PETROBRÁS INICIA PRODUÇÃO DE NOVO POÇO EM CASCADE, NO GOLFO DO MÉXICO

cascadeA Petrobrás iniciou a produção no poço Cascade-6, em lâmina d’água de 2.500 metros, no Golfo do México (EUA), utilizando de um Sistema de Completação Inteligente (Intelligent Well System – IWS). O sistema permite precisar a quantidade de petróleo proveniente de cada zona produtora do poço e de controlar a abertura e o fechamento destas zonas, permitindo o melhor gerenciamento dos reservatórios de petróleo. O poço tem profundidade total de 8.200 metros, um novo recorde mundial de profundidade para este tipo de equipamento.

Ainda no primeiro trimestre, entrou em operação o Sistema Submarino de Bombeio (Electrical Submersible Pump – ESP) no campo de Cascade, visando aumentar a produção através de uma redução da pressão de fluxo no fundo dos poços. Esse sistema está instalado à 2.500 metros de profundidade, o que representa outro recorde mundial de profundidade para este tipo de equipamento. Outro sistema ESP deve ser instalado no campo de Chinook ainda este ano, de acordo com a estatal.

O FPSO BW Pioneer, o primeiro do tipo a operar no setor americano do Golfo do México, é responsável pela produção nos campos de Cascade e Chinook. As áreas ficam distantes entre si apenas 24 km e aproximadamente 260 km da costa do estado da Louisiana nos Estados Unidos. A Petrobrás é operadora de ambos os campos, detendo 100% de participação do campo de Cascade e 66,7% do campo de Chinook, sendo os 33,3% restantes pertencentes à Total E&P USA Inc.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of