PETROBRÁS INICIA VENDA DE MINA DE POTÁSSIO ADORMECIDA, EM FUNÇÃO DA CRISE DOS FERTILIZANTES

extracao-de-potassio-na-amazoniaDepois de tanto alarde, tanta grita por falta de fertilizantes no país para atender as necessidades do agronegócio nacional, ressurge a informação de que a Petrobrás é proprietária de 34 títulos minerários de sais de potássio localizados na Bacia do Amazonas e outorgados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Destes 34 títulos, 8 são concessões de lavra, 4 são requerimentos de lavra e 22 estão em processo de autorização de pesquisa. Hoje (12), a Petrobrás informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade, referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra desse ativo fantástico. Para lembrar, em 2010, o Departamento Nacional de Pesquisas Minerais considerava essa área como a última grande fronteira da exploração de potássio no mundo. A região fica no encontro entre os rios Madeira e Amazonas e foi reativada naquele ano com o início das perfurações da Potássio do Brasil, empresa de capital canadense. A região, que pode conter a terceira maior reserva mundial do minério, era considerada estratégica pelo governo.

Na época, a ideia era que o poço fosse perfurado no final daquele ano,  dando início a uma campanha de até 20 poços durante 2011, em Autazes e Itapiranga, ao custo de US$ 25 milhões. Seriam investidos US$ 2,5 bilhões para extração de 2 milhões de toneladas por ano. A região já foi explorada pela Petrobrás, que identificou a existência de 1,1 bilhão de toneladas na Mina de Fazendinha, no município de Nova Olinda do Norte. A mina chegou a ser transferida para a Falcon Metais. Agora, diante da crescente dependência de potássio, o governo quer maior controle sobre a sua produção. O mineral é usado na produção de Graca Fosterfertilizantes. O Brasil importa hoje 92% do potássio que consome.

Em 2010, a Petrobrás passou esse setor para a responsabilidade da ex-presidente da companhia, Graça Foster, então Diretora de Gás e Energia. O DNPM concedeu à Falcon três alvarás de exploração na região do Madeira, que foram transferidos para a nova companhia, a Potássio do Brasil. Canadá e Rússia têm hoje as duas maiores bacias produtoras de potássio, que se equivalem à Bacia Amazônica em termos de extensão territorial. O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobrás: https://investidorpetrobras.com.br/pt/resultados?e?comunicados/teasers. As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of