faixa - nao remover

PETROBRÁS INICIOU A PERFURAÇÃO DE POÇOS EXPLORATÓRIOS EM NORTE DE BRAVA E ARAM, NA CAMADA DO PRÉ-SAL

ds-4A Petrobrás faz novos movimentos exploratórios na camada do pré-sal. A empresa iniciou recentemente a perfuração de dois novos poços na região, nos blocos Norte de Brava e Aram, que ficam localizados nas bacias de Campos e Santos, respectivamente.

Em Aram, o poço exploratório pioneiro adjacente 4-BRSA-1395-SPS está em lâmina d’água de 1.757 metros, com a perfuração sendo realizada pela sonda DS-4, da Valaris. O objetivo é testar a ocorrência de petróleo ou gás natural em área adjacente a uma descoberta, em prospecto com similaridade geológica e proximidade geográfica, porém sem conectividade hidráulica àquela descoberta.

Como noticiamos, a Petrobrás já fez duas descobertas de óleo no bloco de Aram, sendo a primeira em 2021 e a segunda em 2023. Na ocasião do anúncio da segunda descoberta da área, a empresa disse que “Aram constitui um importante ativo para a exploração do potencial remanescente do Pré-Sal, em particular na bacia de Santos”. Além disso, à época, a companhia acrescentou que encontrou “um fluido de excelente qualidade, confirmando os baixos teores de contaminantes”.

Já no bloco Norte de Brava, o poço pioneiro 1-BRSA-1394-RJS fica em lâmina d’água de 575 metros e está sendo perfurado pela sonda Deepwater Aquila, de propriedade da Transocean. Os poços exploratórios pioneiros têm como objetivo testar a ocorrência de petróleo ou gás natural em um ou mais objetivos de um prospecto geológico ainda não perfurado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of