PETROBRÁS LANÇA PROGRAMA PARA REDUZIR EM 30% OS CUSTOS COM CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE BÚZIOS

rudimarCom a meta de reduzir em 30% os custos na perfuração e completação de poços, a Petrobrás lançou um programa para otimizar os projetos de engenharia dessas atividades e, ao mesmo tempo, incorporar novas tecnologias que estão em fase de desenvolvimento. A iniciativa, batizada de Programa de Eficiência de Poços (PEP-70), ficará concentrada nas operações futuras de poços no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.

A ideia da Petrobrás é diminuir progressivamente os tempos de construção de poços em Búzios e, por consequência, alcançar diminuição de custos. “Pretendemos aumentar ainda mais a resiliência dos nossos projetos de desenvolvimento de produção no pré-sal, notadamente em Búzios, tornando-os ainda mais competitivos no cenário atual de redução do preço do barril”, explicou o Diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobrás, Rudimar Lorenzatto.

O executivo projetou que com custos menores e maior eficiência, a petroleira poderá dobrar a quantidade de poços no campo de Búzios, chegando a cerca de 100 unidades no futuro. Atualmente, a construção de poços offshore equivale a cerca de 1/3 do orçamento total de um projeto na área de Exploração e Produção da companhia.

SONDASA Petrobrás já conseguiu reduzir o tempo de construção de poços ao longo dos últimos anos. Para se ter ideia, a média dos poços perfurados no campo de Búzios em 2017 foi de 171 dias. Em 2020, graças à aplicação de novas soluções tecnológicas, um dos poços foi construído em apenas 91 dias.

Uma das principais frentes do PEP-70 será a incorporação de soluções inovadoras. Uma das novidades da iniciativa será a chamada “completação inteligente elétrica”. Trata-se de uma técnica de preparação do poço para produzir por meio de acionamento remoto. Segundo a Petrobrás, o método garante ainda mais confiabilidade nas atividades, pois as operações passam a ser controladas remotamente por meio de sensores elétricos instalados no poço.

Ainda falando em novas tecnologias, o PEP-70 também vai atuar para aprimorar as operações de perfuração do poço; otimizar o escopo de reservatórios; e na adoção de iniciativas para aumentar a segurança de processo das atividades.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of