PETROBRÁS NOTIFICA ENAUTA SOBRE CORTE NA COMPRA DE GÁS DO CAMPO DE MANATI

ManatiA Petrobrás notificou a Enauta e a PetroRio, suas sócias no campo de Manati, que a situação atual da pandemia de Covid-19 pode afetar o compromisso da estatal em comprar o gás natural do ativo.

Para entender melhor, é preciso lembrar que o campo de Manati é operado pela Petrobrás (35%), em parceria com Enauta (45%) e PetroRio (10%). As parcelas da Enauta e da PetroRio no gás produzido são vendidas integralmente, em caráter de exclusividade, para a estatal.

A Petrobrás justificou dizendo que “a atual pandemia de COVID-19 configuraria, no seu entender, evento de força maior que poderia ocasionar a diminuição do consumo de gás natural pelo mercado e, assim, vir a afetar seu compromisso de retirada de gás natural”.

Já a Enauta declarou que não concorda com os argumentos da Petrobrás e que vai analisar “as alternativas que dispõe para evitar e/ou mitigar os riscos que tal medida […] pode acarretar nos seus negócios”.

A produção de gás e condensado no campo de Manati no primeiro trimestre do ano foi de 181,4 milhões de metros cúbicos. É um volume cerca de 57% menor na comparação com o trimestre anterior, quando foram registrados 418,2 milhões de metros cúbicos.

Já no campo de Atlanta, outro ativo da Enauta, a produção de óleo chegou a 2,064 milhões de barris no primeiro trimestre. O ativo é operado pela Enauta (50%) .

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of