PETROBRÁS PLANEJA INICIAR OPERAÇÃO DE PLANTA DEDICADA A COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS EM 2028

rodrigo-costaA Petrobrás anunciou que irá construir uma unidade inteiramente dedicada à produção de diesel 100% renovável e de bioquerosene de aviação (BioQAV). A nova planta será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), com capacidade de produzir 6 mil barris por dia de BioQAV e 6 mil barris por dia de diesel 100% renovável a partir do processamento de até 790 mil toneladas por ano de matéria-prima renovável. A expectativa é que o projeto inicie sua operação em 2028.

A nova planta é um dos destaques do nosso Programa de BioRefino, crucial para entregarmos produtos com menores emissões de gases de efeito estufa, em linha com as demandas da sociedade e com um mundo em transformação. Além da planta dedicada de biorrefino, vamos investir no coprocessamento de diesel com conteúdo renovável em outras refinarias e na produção de outros derivados com matéria-prima vegetal”, disse o diretor de Refino e Gás Natural da Petrobrás, Rodrigo Costa.

RPBCA nova planta será equipada com tecnologias digitais, inteligência artificial e soluções voltadas para ampliar a eficiência energética da unidade, direcionadas para redução de emissões de CO2 e ganhos de performance. A RPBC foi escolhida para abrigar a unidade em razão da proximidade com o mercado da região Sudeste e da maior integração com o parque do refino nacional.

O diesel renovável e o BioQAV têm potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa entre 55% e 90% em relação aos combustíveis derivados de petróleo, pois são oriundos de matérias-primas renováveis (como óleo vegetal e gorduras de origem animal).

A Petrobrás destacou ainda que haverá a expansão do coprocessamento do chamado Diesel R – com conteúdo renovável – na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, e início do coprocessamento para produção de Diesel R nas refinarias Presidente Bernardes, em Cubatão (RPBC) e Refinaria de Paulínia (REPLAN), ambas em São Paulo, e na Refinaria Duque de Caxias (REDUC), no Rio de Janeiro. O diesel renovável é o primeiro combustível da nova geração de produtos mais sustentáveis que a companhia começa a ofertar ao mercado consumidor.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of