PETROBRÁS PODERÁ EXPORTAR ATÉ 100 MILHÕES DE BARRIS PELO PORTO DO AÇU ATÉ 2021

A Petrobrás e o Porto de Açu chegaram a um novo acordo para dobrar o volume de óleo movimentado pela estatal no terminal. Com o acerto, a petroleira poderá escoar até 100 milhões de barris enquanto o contrato estiver em vigência, até março de 2021.

No ano passado, o terminal da Açu Petróleo respondeu por 15% das movimentações da Petrobrás. Mas esse percentual vem aumentado ao longo deste ano, como reflexo do crescimento das vendas para o exterior por parte da estatal. Em abril, por exemplo, 23% das exportações da petroleira foram realizadas a partir do Açu.

Atualmente, segundo a Açu Petróleo, 25% do petróleo exportado pelo Brasil é movimentado em seu terminal, que reúne Petrobrás, Shell, Petrogal, Total, Equinor e Repsol. A unidade já realizou mais de 170 operações de transbordo desde sua inauguração, o equivalente a 170 milhões de barris movimentados. No ano passado, a Açu Petróleo alcançou o recorde de movimentação em 12 meses: 72 milhões de barris escoados.

Para os próximos anos, a Açu Petróleo pretende construir um parque de tancagem e dois oleodutos com 40 km, conectando o terminal até Barra do Furado, em Quissamã (RJ). A ideia é também interligar o Açu à atual malha de dutos da Petrobrás, possibilitando fornecimento de petróleo cru para as refinarias Regap (BH) e Reduc (RJ).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of