PETROBRÁS PÕE A VENDA OS 10% DOS GASODUTO DA NTS QUE AINDA LHE PERTENCE
Nem com a derrubada acentuada nos preços do petróleo está fazendo Petrobrás deixar de apostar apenas na exploração e produçãode petróleo. Ele segue seu plano de continuar a vender seus ativos. Agora a empresa anunciou que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade referente à venda de sua participação remanescente (10%) no gasoduto Nova Transportadora do Sudeste (NTS). O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobrás: https://investidorpetrobras.com.br/pt/resultados-e-comunicados/teasers. A empresa diz que “As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado. Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas.”
Para lembrar, a NTS é uma companhia que atua no setor de transporte de gás natural, detendo atualmente autorizações de longo prazo para operar e administrar um sistema de gasodutos de cerca de 2 mil km e com capacidade para transportar 158,2 MMm³/d de gás natural. Os gasodutos da NTS se localizam nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por 50% do consumo de gás natural no Brasil) e se conectam ao gasoduto Brasil-Bolívia, à rede de transporte da TAG, ao terminal de regaseificação de GNL da Baía de Guanabara e às plantas de processamento de gás natural produzido na Bacia de Campos e no pré-sal. Os outros sócios da NTS são o Nova Infraestrutura Fundo de Investimentos em Participações, fundo de investimentos gerido pela Brookfield Brasil Asset Management Investimentos, com 82,35% de participação acionária e a Itaúsa com 7,65% de participação acionária.
E assim também a industria de petróleo brasileira pertencerá ao capital financeiro. Black, rock, Brookfield, entre muitos outros