PETROBRÁS REMARCOU A PARADA PROGRAMADA DE MEXILHÃO E ROTA 1 PARA O DIA 29

Plataforma_de_Mexilhão_Dig39505-1A Petrobrás reagendou para o dia 29 de agosto a parada programada da plataforma de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, que escoa o gás da Bacia de Santos para o continente. A atividade terá duração de 30 dias e, inicialmente, estava agendada para começar no próximo domingo (15). Segundo a empresa, a mudança no cronograma aconteceu por conta dos reparos em equipamentos da planta de processamento que recebe o gás natural oriundo do gasoduto Rota 2.

A operação [de reparo na planta de processamento] é indispensável para assegurar o pleno funcionamento da Rota 2, o que garantirá o abastecimento do mercado durante a parada do gasoduto Rota 1”, detalhou a companhia, em comunicado. “Como se trata meramente de um ajuste de cronograma, estão preservadas as premissas de fornecimento e disponibilidade física de molécula de gás, permanecendo assegurado, portanto, o abastecimento do mercado, observadas as condições pactuadas nos contratos”, acrescentou a empresa.

A parada de Mexilhão e da Rota 1 precisarão ser feitas em um momento sensível para o setor de geração de energia, com reservatórios das hidrelétricas ainda em baixa e as usinas térmicas a gás sendo acionadas para atender à demanda do país. Por isso, a Petrobrás disse que adotará medidas extras para garantir o fornecimento do energético para o mercado durante os 30 dias de parada.

Uma dessas ações será a ampliação da capacidade do Terminal de Regaseificação da Baía de Guanabara de 20 milhões para 30 milhões de m³/dia. Outra medida será o reposicionamento de navio regaseificador do Terminal de Regaseificação de GNL de Pecém para o Terminal da Bahia (TRBA), com capacidade de ofertar mais 14 milhões m³/dia. A Petrobrás também fará o posicionamento no mercado de cargas e navios supridores de GNL.

O novo cronograma permitirá, ainda, um aumento na geração de energia elétrica a gás natural se comparado ao cenário anterior, em função da disponibilidade de gás para usinas, que fariam paradas programadas de forma concomitante com a parada da Rota 1, ou operariam com combustíveis alternativos. Assim, foi reprogramada a parada da UTE Cubatão, de propriedade da Petrobras, além da confirmação de disponibilidade para o consumo de gás natural para geração de energia por mais 14 dias (entre 15 e 29 de agosto) das usinas Araucária, Linhares, Santa Cruz, William Arjona e Norte Fluminense”, detalhou a petroleira.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of