PETROBRÁS REVELARÁ OPORTUNIDADES PARA FORNECEDORES DURANTE A OTC HOUSTON, QUE COMEÇA HOJE

news

Diretor de E&P Fernando Borges e o presidente Joaquim Silva e Luna estarão na OTC Houston 2021

O maior evento da indústria mundial de óleo e gás está de volta. Começa hoje (16) a OTC Houston 2021, nos Estados Unidos, em um formato híbrido. O Brasil, como sempre, marcará presença – evidentemente, com uma quantidade menor de pessoas por conta da pandemia de Covid-19. Ainda assim, mais de 20 empresas estarão no evento presencialmente. Hoje, ouviremos sobre a participação da principal delas: a Petrobrás. Em entrevista ao Petronotícias, a companhia destacou os principais pontos de sua agenda durante a realização da OTC. Destaque especial para uma sessão que será realizada hoje,  às 9h30 (horário local), dedicada aos avanços de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Como se sabe, a Petrobrás foi premiada ontem (15) com o Distinguished Achievement Award por conta das inovações tecnológicas empregadas no campo. Na quarta-feira (18), o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Fernando Borges, estará presente no evento paralelo promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Texas (Bratecc) para apresentar oportunidades de negócios para a cadeia fornecedora na área de petróleo e gás no Brasil. O presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, também participará desse encontro especial da Bratecc, como já detalhamos nessa entrevista. “O ano de 2020 foi desafiador para toda a indústria e o adiamento da OTC Houston foi inevitável em função da pandemia da Covid-19. Um ano depois, comemoramos nossa presença no principal evento do segmento offshore petróleo e gás, destacando nossa atuação em Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, e apresentando as oportunidades que o pré-sal do Brasil oferece para todo o setor”, disse a companhia ao Petronotícias.

Como será a presença da Petrobrás durante a feira? O que a empresa gostaria de destacar em sua participação na OTC Houston 2021?

João Henrique Rittershaussen

Diretor João Henrique Rittershaussen falará durante painel sobre o pré-sal

A Petrobras terá lugar de destaque na Offshore Technology Conference (OTC) 2021 ao ser premiada com o Distinguished Achievement Award for Companies, o principal prêmio da indústria mundial de petróleo e gás, em reconhecimento ao conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção em Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, no pré-sal da Bacia de Santos. Esta será a quarta vez que a Petrobras ficará com essa distinção internacional, após ter recebido o prêmio em 1992 (inovações desenvolvidas para o campo de Marlim, na Bacia de Campos), 2001 (soluções para Roncador) e 2015 (conjunto de tecnologias criadas para o pré-sal).

Os avanços que levaram a Petrobras a receber essa premiação serão detalhados na sessão especial “Buzios Project: A Brazilian Pre-Salt Super Giant”. Os gerentes gerais da companhia, Jaime Naveiro e Fernando Mendes, moderam uma seção com sete apresentações que explicarão as inovações aplicadas no desenvolvimento do campo, desde os reservatórios, poços, elevação e escoamento, até as tecnologias submarinas e de instalações de superfície. Entre elas, destaque para a apresentação “Buzios: The Largest Ultra-deepwater Oilfield To Date”, do gerente executivo de Búzios, Marcio Kahn.

A Petrobras, reconhecida mundialmente pelo domínio da tecnologia de produção de petróleo em alto mar com segurança, eficiência, menor custo e menos emissões, será representada em dois painéis que tratam sobre o mercado de óleo e gás no Brasil. O diretor de Desenvolvimento da Produção da companhia, João Henrique Rittershaussen, será um dos palestrantes sobre o tema “The Brazilian Pre-Salt Development”, que discutirá os planos, desafios e oportunidades do pré-sal brasileiro às empresas que pretendem investir na área. O painel “Sustainability, Innovation and Digitalization” terá a presença do diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolas Simone, que abordará como a inovação e a tecnologia são capazes de apoiar a companhia a reduzir emissões e custos, além de aumentar a eficiência da produção.

As tecnologias usadas em Búzios serão premiadas na OTC deste ano. O campo também será tema de um painel do evento no dia 16. Como Búzios estará tão em evidência no evento, podemos esperar da Petrobras alguns novos anúncios e divulgação de próximos passos referentes ao campo?

PLATAFORMA NO CAMPO DE BUZIOS

Inovações empregadas no campo de Búzios renderam um prêmio à Petrobrás, que será entregue durante a OTC

A sessão especial do dia 16 tem por objetivo explicar tecnicamente as inovações aplicadas no desenvolvimento no campo que nos fizeram receber o prêmio, desde os reservatórios, poços, elevação e escoamento, até as tecnologias submarinas e de instalações de superfície.

Os próximos passos para Búzios foram anunciados no Plano Estratégico 2021-2015. O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. É um ativo de classe mundial, com reservas substanciais, baixo risco e baixo custo de extração. Deve chegar ao final da década com a produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia, tornando-se o ativo da Petrobras com maior produção, com até 12 plataformas atuando no campo.

Atualmente, as quatro unidades em operação em Búzios respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras. Outras quatro plataformas previstas para o campo (FPSOs Almirante Barroso, Almirante Tamandaré, P-78 e P-79) estão em construção e uma nona unidade (P-80) está em processo de contratação.

A OTC Houston será uma nova oportunidade para as empresas brasileiras que querem fazer negócios com a Petrobrás? A nossa cadeia de fornecedores que estará presente no evento poderá estreitar os laços com a estatal?

f1dadb5f-9470-48f3-8cf3-a2d5e3c6641a_cropAlém de ser um evento para divulgação de nossas tecnologias, a OTC Houston permite à companhia estreitar relacionamento com parceiros e fornecedores. No dia 18/8, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges, estará presente no evento paralelo promovido pela Brazil-Texas Chamber of Commerce, o Bratecc Offshore Breakfast 2021, onde serão apresentadas oportunidades de negócios na área de petróleo e gás no Brasil.

Por fim, seria interessante ouvir o que a Petrobrás está esperando dessa feira. Após um ano de 2020 sem OTC, quais são as expectativas da empresa com o evento nessa retomada da feira?

O ano de 2020 foi desafiador para toda a indústria e o adiamento da OTC Houston foi inevitável em função da pandemia da Covid-19. Um ano depois, comemoramos nossa presença no principal evento do segmento offshore petróleo e gás, destacando nossa atuação em Búzios, o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo, e apresentando as oportunidades que o pré-sal do Brasil oferece para todo o setor.

Esperamos apresentar a Petrobras ao mundo como uma companhia inovadora e que possui ativos de classe mundial, um corpo técnico capaz de desenvolver as mais avançadas tecnologias para águas profundas e ultraprofundas, com eficácia, baixo custo, segurança e responsabilidade social e ambiental.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of