PETROBRÁS REVERTE DECISÃO DA JUSTIÇA CONTRA PETROS E PREVI, MAS OS FUNDOS DE PENSÃO VÃO RECORRER

Prédio da Petrobrás no centro do Rio de JaneiroUma boa vitória na justiça. A Petrobrás conseguiu reverter uma decisão favorável que a justiça fluminense deu aos fundos de pensão Previ (do Banco do Brasil) e Petros (da própria estatal). Os casos são relacionados aos eventos de corrupção trazidos à tona pela Operação Lava-Jato. Agora, os fundos vão recorrer. A estatal informou na manhã hoje (11) que a 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro anulou uma sentença parcial da arbitragem instaurada pela Petros e pela Previ na Câmara de Arbitragem do Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo. Os fundos pedem para serem indenizados por perdas causadas com a queda do valor das ações da estatal na Bolsa, após os casos de corrupção serem revelados ao público.

O processo foi aberto após a Petrobrás ter admitido à Justiça e a investidores americanos que alguns dos seus administradores tinham omitido e adulterado informações aos acionistas. Para encerrar os processos, a Petrobras pagou  US$ 3 bilhões. A Câmara da B3 deu sentença favorável aos fundos. A Petrobrás recorreu à justiça, mas perdeu em primeira instância e recorreu. Em nota, a Petrobrás disse que a ação judicial tramita em segredo de Justiça e que “vai continuar a se defender vigorosamente, em respeito a seus acionistas, em todas as arbitragens de que é parte”. Petrobras responde a cinco arbitragens instauradas por investidores nacionais e estrangeiros na Câmara de Arbitragem do Mercado. Todos pedem que a companhia os indenize pelos supostos prejuízos financeiros causados pela diminuição do valor das ações da Petrobrás negociadas na Bolsa. A própria estatal poderá ter que pagar valores substanciais.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Pedro Tavaresjoão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

FORÇA E PODER DA ESTATAL. PEROBRAS DÁ AS COORDENADAS NA CAM: “NA TERRA DO TIO SAN PODE, AQUI, NÃO”. A reversão de sentença obtida pela PB no arbitramento na CAM demonstra o poder de persuasão da estatal ao revertera vitória dos fundos em que advogados de investidores minoritários se mostravam otimistas com processos de arbitramento na CAM contra os poderosos. A Petrobras, não faz muito tempo reformulou seu Código de Ética, onde passou a denominá-lo de “Código de Conduta”, transformando-o em um importante instrumento a ser cumprido por todos da Corporação, desde o empregado mais humilde ao mais graduado, incluindo… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

A Petrobrás disse que a ação judicial tramita em segredo de Justiça e em arrepio ao seu CODIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA, afirmando ainda que “vai continuar a se defender vigorosamente, em respeito a seus acionistas, em todas as arbitragens de que é parte”, a exemplo que fez nos EUA, no âmbito da “Acton Class”, quando despejou 3 bilhões de dólares nas mãos de investidores institucionais americanos, os denominados “fundos abutres” sem maiores questionamento para reparar o prejuízo causados aos pobres investidores norte americano por conta da corrupção e mentiras que deu causa.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Cheiro de mortadela