PETROBRÁS SE INSCREVE EM NOVO LEILÃO DE CAMPOS OFFSHORE NO MÉXICO

petrobras mexicoEnquanto encolhe suas operações no mercado brasileiro, a Petrobrás busca agora aumentar sua presença em projetos fora do país. A empresa se inscreveu para participar do novo leilão de blocos em águas profundas no México, que deverá ser realizado no dia 5 de dezembro e busca atrair investimentos de companhias estrangeiras para a indústria da região. No total, o o governo irá oferecer dez áreas de duas bacias de exploração no Golfo do México, onde a estatal já atua há mais de dez anos.

Com a inscrição, a empresa irá disputar licitações com outras 26 petroleiras, em um grupo que abrange gigantes como Shell, Chevron, ExxonMobil, Statoil e Total. A expectativa é de que o processo de qualificação das companhias seja concluído em agosto, quando o governo irá anunciar os concorrentes aptos à disputa.

A Petrobrás adquiriu o pacote de dados relativos às dez áreas, que ficam localizadas nas bacias de Cuenca Salina e Cinturón Plegado Perdido, no norte do Golfo do México. Presente desde 2003 na região, a estatal já chegou a ter participação em mais de 170 blocos, mas nos últimos cinco anos vem ampliando os desinvestimentos para gerar caixa.

À medida que pulsa com uma nova reforma energética, o México constitiu hoje o maior concorrente do Brasil na atração de investimentos estrangeiros. O país vem ampliando a abertura de sua indústria com novos leilões, e até o momento o resultado foi satisfatório para o governo do presidente Henrique Peña Nieto. Em dezembro do ano passado, um leilão de áreas onshore no México teve todos os blocos arrematados, com previsão de investimentos superior a US$ 1,1 bilhão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of