faixa - nao remover

PETROBRÁS TEM 58 FUNCIONÁRIOS SOB INVESTIGAÇÃO DA CGU

José Sérgio GabrielliOs desvios e fraudes contratuais na Petrobrás continuam sob a mira de diversos órgãos, e parecem atingir todos os escalões da empresa. A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga atualmente 58 empregados e ex-empregados da estatal, suspeitos de envolvimento em práticas de esquemas ilícitos. Os alvos de processo são ex-dirigentes, funcionários e gerentes que atuaram em contratos da refinaria Abreu e Lima (PE), da empresa SBM Offshore, suspeitos de crimes investigados pela Operação Lava-Jato.

A controladoria está em processo de colher informações e depoimentos acerca do caso. Embora a lista completa seja mantida sob sigilo, alguns nomes já conhecidos têm sido citados, entre eles o do ex-presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli (foto). Também estão na lista de investigados os ex-diretores Nestor Cerveró, Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Jorge Zelada. O processo inclui funcionários do denominado “terceiro escalão”, responsáveis por executar ordens e atuar diretamente no estabelecimento de contratos.

As investigações ainda se encontram em fase de apuração. De acordo com as infrações cometidas, a CGU pode proibir os funcionários de ocupar cargos públicos por um período de cinco anos, ou mesmo impedi-los de retornar ao serviço público. A depender das conclusões do processo, os empregados da estatal podem ficar inelegíveis por oito anos. A expectativa é de que as investigações estejam concluídas até o fim deste ano.

5
Deixe seu comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Assis PereiraSchiedamBiffy Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Biffy
Visitante
Biffy

,,, Pelo visto essa operação caminha por nunca acaba. A Petrobrás sempre foi a maior investidora e empregadora deste pais, seguida da Vale e isso de investigar os ajudantes de ordem das diretorias da estatal, vai gerar uma lista de milhares e talvez assim seja possível tornar o “Arena Pantanal” viável, para acomodação e guarda desses delinquentes diplomados e diplomatas… O terceiro escalão deve começar por todos que atuaram nos contratos das 23 empresas investigadas e não só Renest e SBM. A Petrobras é pioneira em águas profundas e agora inicia a operação “Lamas Profundas”, só não se tem a… Read more »

Schiedam
Visitante
Schiedam

O terceiro escalão atuou por compartilhamento impositivo ou participativo. Afinal e por força do hábito, o ilícito tornou-se institucionalizado… uma coisa normal..

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

ECONOMIA DA CGU: Considerando a extensão da roubalheira e o gigantismo da Estatal, considero que a CGU esta economizando nos quantitativos de 58 investigados. A maioria dos Gerentes do terceiro escalão da Petrobras, se não participou diretamente da quadrilha que assaltou a Petrobras sob comando dos Diretores PRC, Duque, Cerveró e Zelada atuaram como coadjuvante e de forma passiva, sabedor que eram do esquema fraudulento que fluía na estrutura da Estatal a qual pertencia, obtendo extrema vantagem em ocupar e manter, por longo período, um cargo relevante na estrutura da Petrobras para conduzir diversas Gerencias, ainda que a Petrobras possuísse… Read more »

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

Segue subsídios a CGU: GRAÇA FOSTER AINDA NÃO DESENCARNOU DAS ATIVIDADES NO CENPES – CENTRO DE PESQUISA DA PETROBRAS E COMANDA A ESTRUTURA DE SERVIÇOS ATRAVÉS DO GERENTE GERAL DA REGIONAL BAIA DE GUANABARA DO SERVIÇO COMPARTILHADO QUE HAVIA NOMEADO PARA O CARGO ANTES DE SAIR DA PETROBRAS. Relato de um Engenheiro aposentado da Petrobras: Não bastasse o desvio milionário aos cofres da Petrobras em favorecimento da empreiteira Andrade Gutierrez decorrente do superfaturamento nas obras de expansão do Centro de Pesquisa da Petrobras e da implantação do Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD) da Petrobras na Cidade Universitária da… Read more »

Assis Pereira
Visitante
Assis Pereira

SEGUE MAIS SUBSÍDIOS A CGU: ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DESCOMUNAL CONTINUA A OPERAR NA PETROBRAS: A QUE CUSTO A PETROBRAS ATRAI INTERESSES DA SINOPEC E CNOOC PARA O PRÉ-SAL? O QUE ESTÁ POR TRAZ DAS CAPTAÇÕES BILIONÁRIAS EFETUADAS COM OS CHINESES? A Petrobras determinou que as Plataformas P-55 e P-77 sejam construídas na China, assim como as demais Plataformas que a Estatal vai construir para o Pre sal. Como fica o conteúdo Nacional apregoado pelo Lula e Dilma? A decisão foi tomada pelo Diretor Roberto Moro em ação conjunta como o Gerente Executivo da Engenharia Marco Túlio Pereira Machado, que ficou… Read more »