PETROBRÁS USARÁ MECANISMO FINANCEIRO PARA EVITAR OSCILAÇÕES DIÁRIAS NO PREÇO DO DIESEL

petrobras-1-300x182A Petrobrás anunciou nesta sexta-feira (28) que passará a usar um mecanismo financeiro adicional à sua política de preços de diesel. Desta forma, a companhia poderá adotar períodos de estabilidade, no valor do combustível negociado com as refinarias, por até sete dias em épocas de forte oscilação nas cotações internacionais do derivado e do câmbio.

A Petrobrás escolherá os momentos em que aplicará o instrumento, considerando a análise de conjuntura, em cenários de elevada volatilidade do mercado”, afirmou a empresa, que acrescentou ainda que não há previsão de aplicação imediata e automática do mecanismo.

A companhia incluirá o mecanismo de proteção no leque de alternativas dentro de sua política de preços, para potencial uso futuro e pontual, voltado a evitar eventual alta volatilidade em períodos curtos de tempo, como a provocada pela passagem de furacões no Golfo do México”, explicou. Este tipo de instrumento já é utilizado na gasolina, que pode ficar com valor estável por até 15 dias.

Este novo instrumento de controle dos preços será aplicado a partir do fim do programa de subvenção econômica à comercialização de óleo diesel, instituído pelo governo Temer após as manifestações dos caminhoneiros. A Petrobrás acredita que o mecanismo dará maior flexibilidade na frequência de reajustes. Mas alerta que as variações do preço do diesel, apesar de não serem repassadas imediatamente, irão influenciar de qualquer forma no valor do combustível comercializado nas refinarias, só que dentro de um prazo maior.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of