PETROCITY PORTOS VAI CONSTRUIR DOIS NAVIOS PORTA-CONTÊINERES NO ESTALEIRO ENSEADA

SXXSXXSXA Petrocity Portos vai começar a construção de dois navios porta-contêineres, dedicados ao transporte de cabotagem a partir de janeiro de 2021. O estaleiro Enseada Indústria Naval, da Bahia, será a base da construção, que terá o financiamento do Fundo da Marinha Mercante, gerido pelo Ministério da Infraestrutura. A prioridade ao projeto da empresa capixaba, que projeta a construção de um porto de grandes dimensões, em São Mateus, no Norte do Estado, foi decidida pelo Conselho Diretor do Fundo. O valor total do investimento será de R$ 617 milhões. Cada navio custará, de acordo com a Resolução 174/2020, o valor global de 73,443 milhões de dólares americanos, aproximadamente R$ 308,5 milhões.

São embarcações de 1.500 pés (75 TEUS), destinados ao transporte de cabotagem (entre portos nacionais) com capacidade para 2 mil toneladas. O presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva,  disse que prevê a conclusão da construção dos navios antes mesmo de terminarem as obras do porto em Urussuquara e que vai operar  a partir do próprio Estaleiro Enseada. O FMM pode financiar até 90% do valor dos projetos. O percentual de financiamento depende do conteúdo nacional e do tipo de embarcação. O prazo estabelecido é de 450 dias para a contratação do financiamento, no caso de novos projetos, como é o caso dos dois navios da Petrocity, e de 180 dias.

José Roberto, confirmou que o contrato com a empresa capixaba é o primeiro de grande porte executado pelo estaleiro Enseada, desde que foi fortemente impactado pela Operação Lava Jato. Por força do cancelamento de projetos,  o estaleiro ficou em dificuldades e desde outubro de 2019 entrou em recuperação judicial. A construção dos dois navios vai gerar 750 empregos em Maragogipe, no Recôncavo Baiano. Para lembrar,  O Estaleiro Enseada pertencia inicialmente a um consórcio formado pela  Odebrecht Engenharia Industrial, OAS e UTC Engenharia.  Hoje,  a indústria é apenas da Odebrecht Engenharia, também parceira da Petrocity na construção do porto. É dela o principal contrato – no valor de R$ 2,1 bilhões – quando as obras iniciarem.

O presidente da Petrocity disse ainda que o contrato com o Estaleiro Enseada já foi assinado pela companhia capixaba, cujo principal projeto é a construção do Centro Portuário de São Mateus, num investimento de mais de R$ 3,1 bilhões. A esfera federal já desembaraçou as autorizações para a obra, assim como a vvbgffdddprópria Prefeitura de São Mateus, mas ainda falta a licença do Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA).

José Roberto Barbosa acredita que a nova fase que começa para a Petrocity, enquanto conclui o processo para iniciar as obras do Centro Portuário de São Mateus. Segundo ele, o objetivo de construir esses dois é porque “a Petrocity vai ser um grande hub de cabotagem, com plataforma avançada de 1,8km da praia, para navegação de grande curso fazendo transbordo para cabotagem. Dentro dessa visão de BR do Mar, a empresa se antecipou e desde 2018 vem desenvolvendo esse projeto, junto com o Estaleiro Enseada e um parceiro internacional, para implementar o transporte de cabotagem, o que será possível com esse financiamento dos dois navios, que custarão R$ 616 milhões e que começarão a ser construídos, em janeiro de 2021, pela nova previsão”.

O primeiro dos navios já entrará em operação em 2022, segundo o presidente da Petrocity: “Vamos não apenas incentivar, mas investir na cabotagem, porque entendemos que esta é a grande saída para a mobilidade de cargas no Brasil. O marco regulatório BR do Mar vai trazer um ganho muito grande para os produtores de carga, principalmente para região de influência da Petrocity, o Norte e Noroeste do Espírito Santo, Sul da Bahia e leste de Minas, chegando ao Vale do Aço e à Grande Belo Horizonte”. A Petrocity está associada à Badin Energia e à BTO, especializada em construção civil e administração de rodovias, no projeto de construção do porto em São Mateus.

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