PETROGOTAS CRESCE EM MEIO À PANDEMIA COM SANITIZAÇÃO DE PLATAFORMAS E PLANEJA FAZER NOVAS CONTRATAÇÕES

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

João PauloVamos abrir o noticiário da semana contando uma nova história de uma empresa brasileira que conseguiu superar os desafios da pandemia e crescer em meio à crise. Perto de completar 20 anos de existência, a Petrogotas nasceu originalmente para atuar no segmento de limpeza industrial. Mas com a chegada da Covid-19, a companhia viu a chance de ingressar em um novo nicho que seria muito demandado por conta das circunstâncias – o de sanitização de plataformas. Hoje, um ano depois, os resultados da decisão são muito satisfatórios, como contou o diretor da Petrogotas, João Paulo Gorni. “Atingimos um crescimento em torno de 80% em nosso faturamento com a sanitização. Conseguimos entrar em empresas nas quais não estávamos antes, tanto no onshore quanto no offshore”, revelou. A Petrogotas também expandiu seu número de funcionários, adquiriu novos equipamentos e aumentou sua presença em Macaé, construindo um novo prédio. Enquanto ainda comemora os bons resultados dos últimos meses, a empresa já começa a se preparar para o futuro. Gorni afirma que agora a companhia vai ampliar sua área de atuação para manutenção e pintura industrial. Para isso, a ideia é investir em novos equipamentos. A empresa tem ainda uma expectativa de, possivelmente, contratar mais mão de obra para atender às demandas futuras: “Estamos bem confiantes de que nos próximos 90 dias teremos contratações para a empresa”, previu.

Para começar nossa entrevista, poderia contar aos nossos leitores como foi a entrada da empresa na área de sanitização de plataformas?

WhatsApp Image 2021-06-02 at 12.47.40 Somos uma empresa da linha de limpeza industrial e realizamos esses trabalhos na indústria de óleo e gás em diversas plataformas. No início da pandemia, todos ficaram um pouco receosos, porque não sabíamos como lidar com aquela situação. Tudo era incerto e essa foi uma situação que se repetiu em todas as outras empresas. Naquela altura, vimos alguns materiais e vídeos da China e dos Estados Unidos sobre a descontaminação de superfície.

Nos aprofundamos no assunto e buscamos os produtos necessários. Já realizávamos esse trabalho de descontaminação e limpeza industrial e pensamos em adaptá-lo para o contexto do coronavírus. Começamos a conversar internamente sobre como poderíamos realizar isso e a buscar os produtos mais adequados. A exigência da cadeia de óleo e gás é muito grande, desde a qualificação do nosso pessoal até o produto. Buscamos um produto de extrema qualidade, com laudos e estudos que comprovassem a sua eficácia contra o coronavírus.

Começamos a oferecer esse tipo de trabalho para nossos clientes como uma das maneiras para controlar o coronavírus a bordo. Além disso, houve uma movimentação da Petrobrás que passou a pedir a sanitização a alguns de nossos clientes, como um ponto de cautela. Esse serviço traz um conforto emocional para os colaboradores embarcados, que ficam mais seguros para realizarem suas funções.

Quais foram os resultados obtidos a partir da entrada em sanitização?

WhatsApp Image 2021-06-02 at 12.24.47 (8)Atingimos um crescimento em torno de 80% em nosso faturamento com a sanitização. Conseguimos entrar em empresas nas quais não estávamos antes, tanto no onshore quanto no offshore. Diante disso, conseguimos aumentar a nossa base em Macaé. Construímos um prédio novo, no bairro de São José do Barreto, próximo de onde as autoridades vão construir o Porto de Macaé.

Também fizemos investimentos em equipamentos de limpeza industrial. Utilizamos o rendimento que o serviço de sanitização nos trouxe para qualificar e equipar a empresa. Todas essas aquisições de equipamentos, que já estavam planejadas, foram antecipadas por conta disso. Além de ter uma equipe treinada, são necessários equipamentos de segurança para realizar um trabalho em espaço confinado.

Tivemos um aumento de equipe muito grande dado ao aumento de nossa atividade. Estamos com 80 funcionários em função da sanitização. Enquanto isso, nossos outros tipos de serviços têm voltado gradativamente. Entramos em uma força tarefa para qualificar nossa equipe inteira, esperando pelo aumento de demanda – que se concretizou. Isso fez diferença no final das licitações. Conseguimos  clientes nas áreas de navegação, embarcação e sondas. Chegamos ao final de 2020 com um aumento de escopo surreal.

Olhando para o futuro, poderia explicar como a Petrogotas pretende ampliar o escopo de atuação para a área de manutenção e pintura industrial?

Muitos de nossos clientes na área de limpeza industrial solicitavam, por exemplo, manutenções após a limpeza em um tanque. Eu vi que essa sondagem foi aumentando. Buscamos entender melhor esse universo e quais seriam as qualificações necessárias. Quando a pandemia começou, muitas empresas disponibilizaram seus funcionários. Fizemos muitas contratações de pintores industriais e já contamos com uma equipe com muita experiência. Em uma conversa interna, vimos que deveríamos atender mais esse nicho de negócio. Por isso, vamos usar o dinheiro que conseguimos na sanitização para equipar a nossa empresa de forma qualificada, com equipamentos de ponta.

Quando vocês devem começar essas atividades?

WhatsApp Image 2021-06-02 at 12.49.17Estamos colocando esse trabalho em linha, já oferecendo para vários clientes. Até dezembro desse ano estaremos realizando esses trabalhos. Já temos algumas empresas com as quais a Petrogotas já iniciou conversas.

Já estamos evoluindo em um dessas conversas. Será uma atividade como se fosse um trabalho de pintura. Vamos envelopar um anticorrosivo em tubos de uma sonda. Utilizaremos um produto adquirido pela própria contratante, que é uma empresa do setor de óleo e gás que opera sondas. É um produto que mantém a vida útil dos tubos durante muito tempo.

Então, até dezembro, estaremos colocando isso em linha para essa empresa e para as demais. As conversas estão bem avançadas.

Existe a perspectiva de contratação de mais mão de obra?

Nós temos um desejo de aumentar a empresa ainda mais. Estamos trabalhando e qualificando-nos cada vez mais. Vamos em busca agora da implementação da ISO 9001, justamente para termos um aumento de captação de clientes.

Hoje em dia, a nossa equipe está completa para os serviços que temos hoje. Porém já temos até três empresas solicitando novos serviços. Isso obviamente vai demandar contratação de novos funcionários. Não podemos afirmar com certeza, mas estamos bem confiantes de que nos próximos 90 dias teremos contratações para a empresa.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of