NAO DELETAR
HMFLOW

PETROLEIROS DO RIO SENTEM A PRESSÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO E DECIDEM ACABAR COM UMA GREVE QUE DUROU 16 DIAS

Acabou a greve dos petroleiros do Rio de Janeiro, o único que destoou da decisão dos outros 13 sindicatos no Brasil ligados a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A posição firma da Petrobrás e a decisão da justiça do trabalho exigindo que 80% das unidades tivessem com efetivo para operare sob pena de multa diária pesada, fez com que os petroleiros do Norte Fluminense terminassem com a greve. O sindicato alega que a categoria decidiu suspender o movimento no 16º dia porque aceitaram a contraproposta da Petrobrás referente ao Acordo Coletivo de Trabalho. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (30), quando a categoria seguiu o indicativo de fim da greve apresentado pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a maior entidade representativa da categoria no país, filiada à Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Durante a assembleia, também foi aprovada a manutenção do Estado de Assembleia Permanente e do Estado de Greve, como forma de assegurar o cumprimento, por

FPSO Duque de Caxias

parte da Petrobrás, das cartas-compromisso encaminhadas ao sindicato. A medida integra o esforço de diálogo promovido pela entidade para superar os impasses que motivaram a paralisação. Além disso, foi aprovado o desconto assistencial ao sindicato, correspondente a 1% do salário líquido, a ser aplicado em três parcelas. Para o coordenador-geral do Sindipetro-NF e diretor da FUP, Sérgio Borges,a diretoria do Sindipetro-NF avaliou com responsabilidade e análise de conjuntura, que a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho e a suspensão da greve, com manutenção do Estado de Greve e da Assembleia Permanente, é o melhor caminho neste momento. Apresentamos o indicativo, votamos e a decisão da assembleia é soberana.”

Borges disse  que a contraproposta da Petrobrás trouxe avanços importantes: “Essa greve mostrou, mais uma vez, que a luta organizada traz resultados concretos. A mobilização iniciada no dia 15 garantiu avanços importantes no acordo e compromissos fundamentais da empresa com demandas históricas do Norte Fluminense. Entre as principais conquistas estão o compromisso de resolução dos PEDs, reavaliação de desimplantes injustos, melhorias no processo de incorporação dos trabalhadores de Cabiúnas, avanços na cláusula da folga suprimida e a garantia de que não haverá punições, transferências ou mudanças de regime para os grevistas. Também conquistamos a neutralização de dias de greve, o pagamento do dia de desembarque como hora extra, a criação do Auxílio Mercado e a complementação do Auxílio Deslocamento. Mesmo com pontos ainda em aberto, saímos dessa campanha mais fortes, organizados e com conquistas que só foram possíveis graças à mobilização da categoria.”

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários