faixa - nao remover

PETROLEIROS ENTRARÃO EM GREVE A PARTIR DE SÁBADO

petrobras_desmonteOs petroleiros vão cruzar os braços. Depois de meses negociações tensas entre trabalhadores e a Petrobrás sobre a proposta do novo Acordo Coletivo (ACT), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) anunciou que os empregados decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da meia noite de sábado. Nesta quarta-feira (23), a FUP e seus sindicatos vão se reunir no Rio de Janeiro para definir como serão as estratégias da paralisação.

Para lembrar, a Petrobrás apresentou em maio uma primeira proposta de um novo ACT, retirando algumas cláusulas consideradas importantes para os trabalhadores. Como as partes não chegaram a um acordo, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) entrou na mesa de negociações, para tentar mediar o diálogo.

O tribunal, por sua vez, apresentou uma proposta em setembro, tentando conciliar os pleitos dos petroleiros com os da Petrobrás. Mas o clima azedou. Os trabalhadores rejeitaram a sugestão de acordo costurada pelo TST. A FUP se queixa da falta de uma reunião com representantes da estatal durante as tentativas de um acordo mediado pelo tribunal. “Não houve um dia sequer de diálogo entre os representantes da Petrobrás e os de seus empregados. Nenhuma reunião bilateral foi realizada”, escreve a entidade sindical, em documento enviado ao TST.

Algumas das principais queixas dos trabalhadores são o fim de direitos e garantias, como o fim da gratificação de campo terrestre de produção e suspensão do pagamento adicional de permanência no estado do Amazonas. A proposta que estava sendo negociada junto ao TST apontava para um reajuste salarial de apenas 70% da inflação, o que também fez os petroleiros chiarem.

Como as negociações não andaram, a Petrobrás anunciou, no início deste mês, a migração para a legislação trabalhista vigente, uma vez que o ACT perdeu sua validade no dia 30 de setembro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of