PETRORECONCAVO E SHELL VENCEM A CHAMADA PÚBLICA DE GÁS NATURAL DA PARAÍBA
A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) anunciou hoje (13) que a PetroReconcavo e a Shell foram as vencedoras da chamada pública para aquisição de gás natural para o estado a partir de 2022. A PBGÁS pretende contratar um volume total de 230 mil m³/dia pelo período de dois anos.
A Shell vai fornecer 100 mil m³/dia em 2022, enquanto a PetroReconcavo disponibilizará mais 50 mil m³/dia em 2022 e 150 mil m³/dia em 2023. Enquanto isso, a Petrobrás segue fornecendo 80 mil m³/dia até dezembro de 2023. O gás fornecido pela Shell virá de seus ativos do pré-sal, enquanto que a PetroReconcavo abastecerá o estado com sua produção da bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.
Mais cedo, o Petronotícias publicou uma entrevista exclusiva com o CEO da PetroReconcavo, Marcelo Magalhães, na qual ele já havia antecipado o interesse da petroleira em fornecer gás natural para estados do Nordeste. “A PetroReconcavo não quer parar por aí. Nossa empresa quer também ser pioneira na entrega de gás a consumidores industriais de médio porte. Estamos trabalhando muito para que isso venha acontecer o mais rápido possível”, acrescentou.
Em comunicado ao mercado, a PetroReconcavo detalhou que existem condições precedentes para a concretização do negócio com a PBGÁS, como a celebração do contrato de acesso à infraestrutura de escoamento da Petrobrás interligando as instalações de produção da Potiguar E&P até a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Guamaré.
Outra condição é a assinatura do contrato de Processamento de Gás Natural na UPGN Guamaré. Por fim, a petroleira também depende de firmar contrato de transporte de gás natural junto a TAG, permitindo o transporte do gás natural a partir da UPGN Guamaré até os pontos de entrega (city gates) determinados pela PBGÁS. Todos esses acordos estão em fase de negociação.

 publicada em 13 de outubro de 2021 às 17:00                            




