PIB CAI 4,1% E MOSTRA QUE O COVID-19 TAMBÉM LEVOU A ECONOMIA BRASILEIRA PARA O CTI

zsszszszJá era esperado uma queda do Produto Interno Brasileiro (PIB) em 2020, levando o país a enfrentar a mais profunda recessão em décadas, em função da Pandemia. E poderia ser pior se não houvesse o auxílio emergencial e o “fique em casa” tivesse sido desacreditado. A economia encolheu 4,1%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (3) pelo IBGE. Esta foi a maior queda desde 1990, quando houve o confisco do presidente Fernando Collor de Mello, quando o PIB chegou teve uma queda de 4,35%. Com isso, o Brasil  desceu para a 12ª posição, segundo ranking elaborado pela Austin Rating. Canadá, Coreia e Rússia passaram à frente. Os números só revelam que a Covid-19 também deixou a economia brasileira no CTI, mas agora ela respira melhor e se recupera bem.

Os dados divulgados hoje pelo IBGE mostraram que a economia brasileira registrou queda histórica de 4,1% no PIB em 2020. Esse resultado já era esperado dada a fragilidade da economia brasileira devido à pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos para a atividade econômica. Contudo, o crescimento de 3,2% observado no último trimestre revela que o Brasil segue uma trajetória de recuperação. Para 2021, a Firjan espera que a economia mantenha essa trajetória de retomada e cresça 3,3%. A federação acredita que a velocidade em que a população é vacinada e o avanço na aprovação de reformas são peças chaves nesse processo de recuperação. “Sem reformas, que destravem o setor produtivo e tragam racionalidade para os gastos públicos, o país não conseguirá sustentar o crescimento econômico ao longo de 2021 e nos próximos anos,” diz o seu comunicado.

Já a Associação Brasileira de Automação disse que o Índice GS1 de Atividade Industrial, calculado mensalmente por ela, demonstra que o lançamento de produtos da indústria de transformação brasileira recuou 9,4% em 2020 devido à crise econômica provocada pela pandemia.

Para o coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar,  “A queda de 4,1% do PIB em 2020, divulgada hoje, reflete a grave crise econômica e social do país e deixa à mostra as conseqüências da baixa taxa de investimentos na economia. A Petrobrás precisa voltar a investir no Brasil. Os investimentos da empresa em 2020 foram os menores dos últimos 20 anos, 50% abaixo do realizado em 2016, que já era bem abaixo dos anos anteriores. Estes investimentos geram empregos e renda e desenvolvimento”.

4
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Brasileirojoão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Joao
Visitante
Joao

Teria sido muito melhor, se não fosse a imposição dos tiranos governadores e prefeitos, que preferiaram adotar uma postura do “fique em casa” e não a do tratamento precoce, como acertadamente fez Búzios. Porém, vivemos sobre os mandos e desmandos do estado. Se tivéssemos um estado livre, quem preferisse escolher o tratamento precoce em hospitais privados teria a liberdade batural pra isso. Mas, preferem impor o que eles querem: médicos criminosos e pseudo representantes ceifaram milhares de vidas e levaram a economia ao buraco. A culpa, claro vaiu no presidente. Parabéns imbecis!

Brasileiro
Visitante
Brasileiro

Joao, seu presidente TAMBÉM tem responsabilidade no que aconteceu na economia brasileira. Ele todo o tempo negou a gravidade da doença e no seu alto delírio falou para a população encarar a Covid-19 de peito aberto, como um soldado na linha de frente de uma guerra. A turma do Bolsonaro contesta a efetividade do isolamento social. Digamos que vocês estejam certos… o presidente então investiu em testagem em massa da população? Investiu em vacina? Pediu para a população tomar cuidados mínimos de prevenção (máscara, evitar aglomeração)? A resposta para todas essas perguntas é NÃO. Ao invés disso, enganou pessoas de… Read more »

joão
Visitante
joão

Testagem em massa, com testes que davam Covid por mera dor de garganta, igual como ocorreu em muitas cidades e as pessoas desconfiaram e não foram fazer? Com certeza daria muito certo, néh. Como vai investir em vacinas aqui, se os desgovernos anteriores levaram o país a uma quase falência. Tem um grande laboratório (acho que é da Fiocruz), que ainda está no esqueleto, mesmo que tenha recebido bilhoes de reais. Aonde foi esse dinheiro? Esse deveria ser o seu questionamento. Talvez os seus amados lula e dilma sabem onde estão. Se o Brasil não tem profissionais técnicos para desenvolver… Read more »

Brasileiro
Visitante
Brasileiro

Testagem em massa deu certo. Basta ver casos como Coreia do Sul, Nova Zelândia, a própria China (embora tenha críticas ao governo de Pequim), etc. Sobre vacinas, o país tem condições sim de comprar doses. o governo assinou uma MP destinando 20 bi para isso. Pena que foi tarde demais. O governo demorou muito até garantir as doses. Não sou petista, como sugeriu. Sobre o que vc diz de cloroquina, me recuso a responder. Já tem material suficiente negando a eficácia desse remédio na internet. No mais, prezado, saúde e paz para você.