POLICIA FEDERAL FAZ BUSCAS NA CASA DE LULA E LEVA O EX-PRESIDENTE PARA DEPOR
Vai ser uma sexta-feira daquelas. De entrar para a história. A Polícia Federal realiza na manhã desta sexta-feira (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato no prédio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva, o Lulinha. Essa fase da operação foi batizada de Aletheia, em referência a expressão grega que significa busca da verdade. Cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia. Lula é alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor). Além do ex-presidente Lula, também há mandado de condução coercitiva o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. O ex-presidente reagiu bem quando a PF bateu à sua porta. Segundo relatos, o petista estava “tranquilo” dos momentos iniciais até a condução coercitiva. Os dois podem ser levados para Curitiba, mas ainda não é certo.
São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, relacionados à Petrobrás. A determinação da busca e apreensão é do juiz Sergio Moro, de Curitiba. Os carros da PF chegaram às 6h à casa de Lula, em São Bernardo. Quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram na portaria.
Além de Lula, entre os alvos dessa fase da Lava Jato estão a mulher dele, Marisa, os filhos Marcos Cláudio, Fábio Luis e Sandro Luis, e a nora Marlene Araújo. Na lista de alvos também estão o empresário Fernando Bittar e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula. Entre as empresas há a empreiteira OAS e a Gamecorp –do filho de Lula, Fabio Luis.
Na casa de Lulinha, em Moema, dois carros da PF e um da Receita Federal são usados na diligência. Os agentes chegaram ao prédio dele às 6h e não falaram com a imprensa. Na capital paulista, há também agentes da PF no Instituto Lula e na Odebrecht. Há mandados para Atibaia e Guarujá, onde estão sítio e tríplex, respectivamente, além de Santo André e Manduri.
Aletheia é uma palavra grega que significa “verdade” e, também, “realidade”, “não-oculto”, “revelado”. Na filosofia, o sentido original de “revelação” é recuperado. Aletheia é a verdade objetiva, desvelada. O termo é comumente usado na psicologia também, quando se trata da busca por uma verdade além das aparências.
RELAÇÃO DOS MANDADOS: Rio de Janeiro: 2 mandados de Busca e Apreensão; Salvador: 5 mandados de Busca e Apreensão e um de Condução Coercitiva; São Paulo: Capital – 18 mandados de Busca e Apreensão + 6 Conduções Coercitivas; São Bernardo do Campo – 5 mandados de Busca e Apreensão + 2 Conduções Coercitivas; Guarujá – 1 mandados de Busca e Apreensão; Diadema – 1 mandado de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva; Santo André – 1 mandados de Busca e Apreensão; Manduri – 1 mandados de Busca e Apreensão; Atibaia – 2 mandados de Busca e Apreensão + 1 Condução Coercitiva.
Houve pequenos protestos de sindicalistas em frente a casa do ex-presidente no momento em que ele era levado para prestar depoimento. A imprensa internacional também reagiu de imediato. Os sites dos principais jornais do mundo destacam a nova fase da Operação Lava Jato e o momento de purificação que passa a política brasileira, além da prisão do ex-presidente Lula e a abertura ampla das investigações de negócios suspeitos que os filhos dele estão envolvidos.
O Povinho já sabia que isso ia acontecer… Antes de morrer, Joelmir Betting, já anuncia o destino do PT, durante o Mensalão.
As denúncias foram aumentando e a PF, do jeito que pode, investigando.
Agora é apurar, comprovar e acreditar na justiça do MP e STF.
Celso Daniel, Santo André descansem, pois a verdade chegou e o Ibop da Globo vai despencar, principalmente na novela de facção que só tem idiota representando a gang.
Fica no ar, como os jornalistas da Veja, conseguiram esse Firo de Reportagem e quanto custou… Já tivemos tempos de Imprensa Marrom, de Imprensa Chapa Branca, e agora a imprensa Azul… Azul Marinho, pré anunciada por Carlos Lacerda. A PF, junto com o MP, querem trabalhar e fazer o correto, sem bode expiatório, que o investigado, se auto intitula, mas esses URUBUS de carniça, vivem para criar desconfortos dos poderes da justiça… Até o presente momento, em 24 operações da PF, poucos foram condenados e a maioria mentiu, para se livrar de Curitiba… Pau neles, Baiano, Zelada inclusive. Só não… Read more »