POR 6 VOTOS A 4, STF LIBERA A VENDA DE REFINARIAS DA PETROBRÁS SEM NECESSIDADE DE AVAL DO CONGRESSO

índiceO Supremo Tribunal Federal (STF) bateu o martelo e decidiu que a Petrobrás poderá seguir com a venda de metade do seu parque de refino. O placar da votação terminou 6 a 4 a favor da petroleira. Como se sabe, o julgamento sobre o tema na Corte foi originado após as mesas do Senado e da Câmara dos Deputados questionarem a forma como está sendo conduzida a alienação das refinarias.

Votaram a favor do prosseguimento do processo de desinvestimentos os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes que seguiram a divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes. O presidente do tribunal, Luiz Fux, também votou a favor da venda das plantas.

Enquanto isso, o relator do caso, ministro Edson Fachin, votou contra o método escolhido pela Petrobrás para alienação das refinarias – que consiste em constituir subsidiárias para cada uma das plantas e negociá-las com grupos estrangeiros, sem licitação e sem a análise do Congresso Nacional. O voto de Fachin foi seguido pelos ministros Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio.

Durante seu voto, Lewandowski citou partes da entrevista publicada pelo Petronotícias com o engenheiro Ricardo Maranhão. Um dos trechos mencionados pelo ministro lembra que a venda das oito refinarias da Petrobrás corresponde a uma capacidade de cerca de 1,1 milhão barris de petróleo por dia. “Esse volume equivale a, aproximadamente, 400 milhões barris de derivados por ano ou a 63,6 bilhões de litros de derivados por ano. Só por este número se nota a dimensão deste mercado”, disse Lewandowski, lendo o trecho da entrevista.

Para lembrar, o tema foi levado até o STF depois de um pedido feito pelas mesas do Senado e da Câmara dos Deputados. Os parlamentares alegavam que o método escolhido pela empresa para alienar as plantas configurava “desvio de finalidade, sendo prática proibida e inconstitucional, ante a possibilidade de conduzir a ‘privatizações brancas’, em burla ao controle democrático do Congresso Nacional”. Uma decisão do próprio STF prevê que o Congresso deve ser consultado no caso da desestatização de empresas estatais, mas que o aval dos parlamentares não é necessário no caso de venda de subsidiárias das companhias públicas.

7
Deixe seu comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Pedro TavaresJonasjoão batista de assis pereiraAilton Motta Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Ha ha ha mas eu to rindo a toa!

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

NO BRASIL, VALE MAIS A DECISÃO EM FAVOR DOS PODEROSOS DO QUE OS REQUISITOS LEGAIS CONSTITUÍDOS, DE FORMA QUE AFRONTA AO SUPREMO NÃO É RECONHECIDA PELO PRÓPRIO SUPREMO: O ministro Edson Fachin, relator do processo, votou para conceder a liminar ao Congresso e suspender a venda dos ativos, mas foi vencido. Segundo ele, a Petrobras não pode vender uma subsidiária que tenha sido criada apenas com esse objetivo. “Entendo não ser possível a livre criação de subsidiárias com o consequente repasse de ativos e posterior venda direta no mercado venda dos ativos da empresa-mãe”, afirmou. A ministra Rosa Weber acompanhou… Read more »

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Acaba logo o monopólio!!

Ailton Motta
Visitante
Ailton Motta

Finalmente o monopólio está chegando ao fim! Não esperava ver isso em vida! Para que o Estado precisa ser dono de Refinarias, navios, empresas e até imóveis se não tem a mínima condição de administrá-los?
Agora teremos concorrência no mercado, uma modernização do setor, e a entrada de novos players para a geração de novos empregos.

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

DECISÃO DO SUPREMO NÃO AGRADOU AO MERCADO: No pregão do dia seguinte (02/10/20) a PETR3 e PETR4 despencou mais de 4%. O investidor privado não aprovou a decisão do supremo para vender as Refinarias a toque de caixa. A PB vai continuar entregando seus melhores ativos e agora as Refinarias, a galinha de ovo de ouro a preço de banana para seus concorrentes.

Jonas
Visitante
Jonas

Pedroca, finalmente vc vai poder comprar uma refinaria. Só aguenta a pressão do governo sobre o preço dos combustíveis. O governo é voraz.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Choooooora mortadelas!! Quer mais Estado? Vai pra Cuba, seu bando de vagabundo!