PORTO DO RIO COMPLETA HOJE 111 ANOS E CELEBRA AUMENTO DE MOVIMENTAÇÃO E FATURAMENTO

200515-jean-paulo-castro-e-silvaO Porto do Rio de Janeiro completa 111 anos de existência hoje (20) com bons motivos para comemorar a data especial. Além do aniversário, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) – que administra o porto – também está celebrando os bons resultados alcançados na unidade ao longo do primeiro semestre. Segundo a área de Planejamento de Negócios da Autoridade Portuária, o faturamento do porto chegou a R$ 147,4 milhões entre janeiro e junho, o que corresponde a um incremento de 14,8% na comparação com o primeiro semestre de 2020.

Além disso, o porto também está em uma crescente em sua média anual de movimentação de cargas nos últimos cinco anos, com uma tendência de alta de 10,5% em 2021 na comparação o ano passado. Segundo a CDRJ, o volume de cargas movimentadas entre janeiro e junho deste ano somou 4,5 milhões de toneladas. Esse resultado é considerado o melhor semestre da série histórica iniciada em 2016.

Ainda de acordo com a empresa, o principal tipo de carga movimentada é a conteinerizada. Há um destaque também nas elevações da exportação de ferro gusa e na importação de trigo e produtos siderúrgicos. A CDRJ ressalta ainda a crescente prestação de serviços especiais, como o apoio marítimo às bases offshore do pré-sal.

É interessante notar que o crescimento na média anual da movimentação de cargas dos últimos cinco anos vem se mantendo mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia, provando a capacidade de resiliência do porto”, comentou o diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro e Silva. “O incremento do faturamento está em sinergia com esse crescimento da movimentação de cargas, bem como devido ao aumento da receita com tarifas portuárias”, acrescentou.

O Porto do Rio de Janeiro espera fechar 2021 com mais um recorde na movimentação de cargas, tendo em vista o número já alcançado na primeira metade do ano. “De acordo com o padrão da movimentação de cargas, observamos que o segundo semestre de todos os anos do período analisado costuma registrar incremento nos volumes movimentados. Se considerarmos uma projeção conservadora de perpetuação da média do 1° semestre no restante do ano, podemos estimar cerca de 9 milhões de toneladas movimentadas para 2021”, completou Silva.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of