DEMORA DO PORTO SUL É ASSUNTO DE REUNIÃO ENTRE GOVERNO E BAHIA MINERAÇÃO
O projeto Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), ambos na Bahia, foram assunto de uma reunião entre o ministro dos Transportes, Cesar Borges, e o secretário estadual da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa. No encontro, a instalação do Porto Sul foi discutida com o presidente da empresa Bahia Mineração (Bamin), José Francisco Viveiros. O complexo, em Ilhéus, é estimado em R$ 3,5 bilhões.
A reunião rendeu uma série de críticas ao Executivo, pela demora na solução de pendências para o andamento do complexo. Entre os alvos de críticas, está o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), responsável pelo cumprimento de condicionantes à licença prévia e alvo de questionamentos do Ministério Público Federal.
No encontro, o ministro anunciou a retomada das obras da Fiol, após a autorização do Tribunal de Contas da União para as obras no lote 5 da ferrovia. O trecho de 162 km vai de Caetité à ponte do rio São Francisco, passando por cinco municípios. A Fiol deve interligar os centros produtores de minério e grãos do interior da Bahia. A malha irá ligar o porto na região de Ilhéus até a Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins. O projeto tem 1.527 km e deve exigir cerca de R$ 7,43 bilhões até 2014.
Deixe seu comentário