PLATAFORMA P-55 DEVE DEIXAR ESTALEIRO RIO GRANDE NESTA SEXTA

A plataforma semissubmersível P-55 deve começar a sair do porto do Rio Grande nesta sexta (04). A unidade foi construída pela Quip, a pedido da Petrobrás para atuar no Campo de Roncador, na Bacia de Campos. Ali, a P-55 ficará ancorada a cerca de 1,8 mil metros de profundidade e será ligada a sendo 11 poços produtores e seis injetores de água.

Com 52 mil toneladas e 10 mil m², a P-55 é a maior plataforma semissubmersível feita no Brasil e uma das maiores do mundo. Ela começará a operar em dezembro, e pode produzir 180 mil barris de petróleo e tratar 4 milhões m³ de gás por dia. Segundo a empresa, a obra gerou cerca de 20 mil empregos e alcançou 79% de conteúdo nacional, tendo sido construída e integrada totalmente no Brasil.

O casco da unidade teve as atividades executadas no estaleiro Atlântico Sul (EAS), Pernambuco, de onde seguiu para Rio Grande. A operação que acoplou o casco e o topside (módulos) da plataforma é uma das maiores já executadas no mundo, devido ao peso da estrutura (17 mil toneladas) e da altura a que foi levantada (47,2 metros). A manobra ocorreu no dique-seco do Estaleiro Rio Grande, em junho de 2012, por meio do içamento do convés, técnica inédita no Brasil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of