PORTOSRIO QUER DRAGAR O CANAL DE ACESSO AO PORTO DO RIO PARA RECEBER NAVIOS DE GRANDE PORTE | Petronotícias




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PORTOSRIO QUER DRAGAR O CANAL DE ACESSO AO PORTO DO RIO PARA RECEBER NAVIOS DE GRANDE PORTE

Porto-do-Rio-de-Janeiro-300x200A PortosRio está buscando   a contratação de uma empresa especializada para a execução de obras de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. O objetivo da Autoridade Portuária é oferecer melhores condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios da classe New Panamax, com 366 metros de LOA.  Segundo o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, “Esta é a principal obra da PortosRio até então por duas razões: é uma nova ordem de grandeza de valores para os investimentos feitos pela Autoridade Portuária com recursos próprios e é fundamental para manter a competitividade dos nossos terminais de contêiner do Porto do Rio de Janeiro. Por isso, é uma contratação simbólica do compromisso da gestão da empresa de elevar a nossa geração de caixa e convertê-la em investimentos que ampliam e modernizam a nossa infraestrutura, contribuindo para o crescimento econômico local e do país.”

O superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, disse que “essa dragagem faz parte de um portifólio de projetos da Autoridade Portuária, com foco em garantir melhores condições de infraestrutura aos usuários do porto e, consequentemente, possibilitar a redução de custos da operação portuária, bem como da cadeia logística como um todo. Nesse diapasão, essa obra permitirá que o Porto do Rio de Janeiro receba as maiores embarcações de contêiner previstas para a América do Sul, atraindo assim novas rotas comerciais para o país.”  Pelo escopo do projeto, a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos. Além da dragagem de aprofundamento, o objeto da licitação compreende também a elaboração dos projetos básico e executivo, o projeto de sinalização e balizamento, e demais serviços e operações imprescindíveis e complementares necessários para a entrega da obra.

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