APÓS ESCOLHER A TOYO SETAL PARA CONCLUIR A UPGN DO POLO GASLUB, PETROBRÁS QUER INICIAR OPERAÇÃO DO PROJETO EM 2024

eGuXpYzCuyLxhimYXCGwtGzWgjInikPTXLccDuUCtwWvZhvyehGmwOvqVbCDfEKHA Petrobrás anunciou durante o final de semana que a Toyo Setal foi a escolhida para concluir as obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo Gaslub de Itaboraí. O contrato entre as duas companhias já foi assinado. Para lembrar, a construção do projeto estava paralisada desde junho de 2022, quando o consórcio Kerui-Método teve seu contrato encerrado.

Agora, com uma nova empresa à frente da construção da UPGN, a Petrobrás quer correr contra o tempo para manter o cronograma de início de operação do projeto. A estatal planeja que a planta entre em atividade no ano de 2024, em conformidade com o Plano Estratégico 2023-2027. As demais unidades necessárias para o início dessas operações, como unidades auxiliares localizadas no Polo GasLub, dutos submarino e terrestre, já estão com o escopo concluído, em fase de comissionamento final ou pré-operação.

Para lembrar, as obras da UPGN do Gaslub estavam sendo tocadas pelo consórcio formado pela chinesa Kerui e a brasileira Método. Contudo, em julho do ano passado, a Petrobrás decidiu encerrar o contrato com a Kerui-Método. Antes desse cancelamento, o consórcio já havia demitido 2 mil pessoas que trabalhavam nas obras. O imbróglio na UPGN do Polo Gaslub está relacionado com desentendimento entre o consórcio e a Petrobrás sobre os valores das obras. Inicialmente orçada em cerca de R$ 2 bilhões pelos chineses, a UPGN viu seu valor saltar para mais de R$ 3 bilhões, por conta de variações cambiais, impactos da pandemia e mudanças no projeto.

Quando finalmente entrar em operação, a UPGN do Polo Gaslub será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia. O projeto visa ampliar a infraestrutura de escoamento e o processamento de gás do pré-sal da Petrobrás, que passará de 23 milhões para 44 milhões de m³ por dia. Além de gerar energia, o gás seria utilizado em veículos e indústrias.

10
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
4 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Paulo Renato PintoGilmarPauloRoberto CostaPedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Labareda
Visitante
João Labareda

Mas que notícia MUITO interessante. O Sérgio Moro, O TRF-4, o MPF de Curitiba, a Receita Federal e toda a Justiça Brasileira, com esta decisão acima da Petrobrás, foram totalmente desmoralizados. Se não, vejamos: Se a Toyo-Setal tida como uma das tantas empresas que, teoricamente, cometeram fraudes contra o Brasil na lava jato e estão sendo novamente contratadas pela Petrobrás e com ares de Salvadores deste projeto e do desenvolvimento do Brasil, então a estatal está confessando com suas próprias ações, (SMJ), que a tal organização criminosa que existia para fraudar o país era a cultura e era patrocinada pela… Read more »

Paulo
Visitante
Paulo

Vc está fazendo muita labareda e falando o que não sabe, procure se informar melhor a respeito de todo o histórico dos processos !
Resumindo: o senhor está falando bobagens e mostrando que desconhece todo o processo que envolveu as diversas empresas !
Essas empresas estão legalmente habilitadas, já pagaram suas penas , fizeram acordos de leniência e estão, portanto, aptas ! O Sr queria prisão perpétua para estas empresas ?

Paulo Renato Pinto
Visitante
Paulo Renato Pinto

Labareda incendiário

Jorge moreira
Visitante
Jorge moreira

Parabéns ao Presidente da Petrobras pelo reinício das obras que aumentarão a produção de derivados de petróleo e o aumento da disponibilidade de gás natural ao Brasil.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Começou Lava Jato 2, mídia não fala nada sobre o passado sombrio da Toyo Seta…

Roberto Costa
Visitante
Roberto Costa

Fala você então…

Paulo
Visitante
Paulo

Diga então qual o passado sombrio ? Falar até papagaio fala !

Gilmar
Visitante
Gilmar

Que bagunça, aliás esperar o quê?

Gilmar
Visitante
Gilmar

A ORCRIM voltou com força total.

Gilmar
Visitante
Gilmar

A ORCRIM voltou com força total