PRÉ-SAL BATE NOVO RECORDE, MAS PRODUÇÃO DA PETROBRÁS CAI 1,7% NO BRASIL

A produção de petróleo e gás da Petrobrás no pré-sal bateu um novo recorde no mês de maio, alcançando 322,1 mil barris por dia, quase 11 mil a mais do que no mês de abril. Apesar do motivo de comemoração em relação à nova fronteira, a estatal não pôde ver com o mesmo ânimo os números gerais de produção do mês de maio, já que a produção total da companhia no país atingiu 1,892 milhão de barris por dia, 1,7% a menos do que os 1,924 milhão de barris diários extraídos em abril.

A produção total no Brasil, contando com o gás natural, ficou em 2,267 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia em maio, cerca de 2,1% a menos do que em abril. Somando o montante extraído no exterior, a produção da estatal chegou a 2,5 milhões de boe por dia, com queda de 2% em relação ao mês anterior.

“O decréscimo no volume produzido decorreu de paradas programadas para manutenção das plataformas P-25 e P-31, instaladas no campo de Albacora, na Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Angra dos Reis (foto), que opera no projeto-piloto do campo de Lula, na Bacia de Santos”, explicou a estatal em nota.

Além disso, a empresa informou que a parada programada no FPSO Cidade de Angra dos Reis ocorreu em paralelo à da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (UTGCA) para adequação da planta, que permitirá o processamento do gás produzido no pré-sal.

“Essa parada permitiu, também, a inspeção preventiva e rotineira das caldeiras e vasos de pressão da planta de processo do FPSO, que já voltou a operar normalmente”, completou a petroleira em comunicado ao mercado.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of