PRÉ-SAL GERA NOVAS OPORTUNIDADES EM SANTOS
Quando a Petrobrás criou a Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UO-BS), em 2006, apenas quatro funcionários atuavam na área que viria a ser uma das mais promissoras no portfólio da operadora. Hoje são 1.200 pessoas trabalhando na unidade, dividida em sete prédios espalhados pela cidade, que está à espera de grandes negócios nos próximos anos. Para fomentar esse mercado, foi criada a Santos Offshore, que chega a sua 6ª edição este ano, no Mendes Plaza Hotel, entre os dias 16 e 19 de outubro.
De acordo com o Gerente Geral da UO-BS, José Luiz Marcusso (foto), a cidade vem se destacando nos planos da estatal, que pretende alcançar uma produção diária de 4,2 milhões de barris até 2020, a partir da instalação de 38 novos sistemas de produção, sendo 25 deles na Bacia de Santos.( VEJA O VÍDEO SOBRE A DESCOBERTA DO PRÉ-SAL NA CAPA DO NOSSO SITE)
Além do aumento nas operações de exploração e produção, a Bacia de Santos deve representar uma grande alavancagem na indústria de bens e serviços da região, já que muitos fornecimentos serão contratados de empresas locais.
“O processo ainda está muito no início, mas não há como não imaginar que a Bacia de Santos será de grande importância para o cenário energético do Brasil. Por isso, há um grande potencial para todas as áreas que dão suporte à atividade”, afirma o superintendente da ONIP Alfredo Renault.
Para o coordenador do IBP em São Paulo, Leonardo S. Caio, os gargalos profissionais são mais em níveis técnicos, com grande demanda por plataformistas, operadores de sonda de perfuração, técnicos em sísmica e geologia, por exemplo. “Como há um movimento grande rumo à automação, até mesmo com o objetivo de reduzir o número de pessoas embarcadas, faltam técnicos para trabalhar em painéis eletrônicos, que auxiliam no controle das atividades das plataformas”, explica.
A Santos Offshore surgiu para auxiliar a indústria local a se desenvolver em sintonia com as necessidades da área de exploração e produção, e o Diretor de Energia da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Igor Tavares, um dos responsáveis pela organização do evento, destaca a importância da feira. “O momento para quem quer fazer negócios na Bacia de Santos é agora, pois é a maior em reserva de petróleo e será a maior em operação daqui a cinco anos, com mais de 1 milhão de barris por dia”, afirma.
[…] não estão cadastrados na lista da Petrobrás poderão chegar mais perto da estatal durante a Santos Offshore, que vai do dia 16 ao 19 de outubro, no Mendes Plaza Hotel, em Santos […]