faixa - nao remover

PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO ATINGE MAIOR NÍVEL DO ANO

barril-petróleoEm meio a oscilações do mercado, um novo horizonte pode estar se abrindo para a indústria global de óleo e gás. Os preços do barril de petróleo atingiram seu maior nível do ano nesta terça-feira (7), impulsionados pela queda da produção nigeriana e pela baixa na cotação do dólar. Com tendência de alta, o Brent subiu mais de 1% e operou perto da máxima de US$ 51,30 o barril, enquanto os contratos futuros do petróleo nos Estados Unidos ficaram em torno de US$ 50,22.

O atual preço, registrado como o mais alto dos últimos oito meses, é visto por grande parte do mercado como uma faixa para estabilizar o ritmo de investimentos no setor. Além dos sinais de queda produtiva em algumas regiões, a indústria reagiu nesta semana à postura do Federal Reserve (Fed – Banco central dos EUA), que indicou a tomada de novos estímulos frente ao aumento dos juros no país.

O fator de maior peso, porém, vem sendo o enfraquecimento produtivo da Nigéria. Desde fevereiro, a indústria de petróleo do país vem sofrendo com ataques movidos pelo grupo ativista Niger Delta Avengers, que paralisou a maior parte das operações da Chevron e ameaça parar completamente a atividade petrolífera na região. A produção nigeriana, até então a maior do continente, já caiu abaixo de 1 milhão de barris por dia e foi ultrapassada por Angola, que agora ocupa o posto de líder do mercado africano de óleo e gás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of