PREÇO DO GÁS NATURAL VAI AUMENTAR AMANHÃ

gs_natural_liquefeito_GNLComo parte da estratégia para recuperar as perdas provocadas pela defasagem nos preços dos combustíveis, a Petrobrás deve aumentar a partir de amanhã o preço do gás natural produzido no Brasil.  O valor deve subir 1,57%, em média.

Dependendo da origem do gás – nacional, boliviano ou importado sob a forma de gás natural liquefeito (GNL) -, os preços são diferentes. O gás natural nacional ainda tinha preço congelado devido à uma política que visava encontrar novos consumidores em um período de pouco uso de térmicas no país. Hoje, com as térmicas operando em sua capacidade máxima graças ao período de seca que vem atrapalhando o funcionamento das hidrelétricas, o governo vem fazendo uma redução progressiva dos descontos, que se iniciaram em 2011.

As distribuidoras do Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo são as principais afetadas pelo aumento, já que as dos estados do Sul e São Paulo são abastecidas parcialmente por gás boliviano. O consumidor sentirá no bolso esse aumento de acordo com os contratos de concessão e suprimento de cada distribuidora.

A Petrobrás afirma que seu gás mantém condições de competir com seu principal concorrente, o óleo combustível. De acordo com a companhia, o preço do gás equivale a 70% do valor do óleo combustível. A importação de GNL para suprir as térmicas a preços menores do que pelo pago pelo combustível teve um crescimento de 20% no primeiro trimestre do ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of