PREÇO DO URÂNIO DISPARA NO MERCADO INTERNACIONAL POR CAUSA DA COVID-19

img_796x493$2018_10_17_13_11_10_340923Quem está em alta no mercado com o preço lá em cima é o Urânio,  metal radioativo usado como combustível nuclear, que  subiu 31% somente este ano,  tornando-se a commodity com melhor desempenho no mundo. Os ganhos foram estimulados pelas paralisações em minas que eliminaram mais de um terço da produção global anual, numa altura em que a procura por parte das fábricas permaneceu relativamente estável. “É um movimento duplo a favor do urânio”, disse Nick Piquard, gestor de carteiras da Horizons ETFs. “Provavelmente a Covid-19 não afetou tanto a procura por energia nuclear, mas certamente está a impactar a oferta.”

Embora a procura por energia, incluindo a nuclear, seja prejudicada pela pandemia, a expectativa é que muitas centrais atômicas continuem a operar. Isso acontece, sobretudo,  porque é mais fácil ligar e desligar centrais a carvão e gás do que que as instalações nucleares. Por isso, vale a pena mantê-las  funcionando, mesmo que a procura por eletricidade diminua um pouco, explicou Piquard.

A indústria de urânio caiu de produção desde Fukushima, em 2011, o que levou ao fecho da maioria dos reatores nucleares do Japão e a uma reavaliação da energia nuclear no mundo inteiro. A mudança fez com que aumentasse o estoque de Urânio, derrubando os preços em até 75% em relação aos picos alcançados em 2011. Devido aos preços baixos, duas gigantes do setor — Kazatomprom e Cameco — reduziram a produção de urânio nos últimos três anos para diminuir o excesso de oferta do produto.

A crise da covid-19 acelerou bruscamente esse processo. A líder Kazatomprom anunciou em abril a redução das atividades operacionais nas minas de urânio no Cazaquistão por cerca de três meses. Já a Cameco diminuiu ainda mais a produção no mês passado ao paralisar as atividades em Cigar Lake, a mina que mais produz no mundo, localizada no Canadá. A suspensão depois foi estendida por tempo “indeterminado.” Ao todo, as paralisações durante três semanas eliminaram cerca de 35% da produção global anual de urânio, de acordo com o especialista Mike Kozak.

Contratos futuros de urânio negociados em Nova Iorque avançaram cerca de 36% desde meados de março para 32,50 dólares por libra-peso. Ações e fundos negociados em bolsa (ETFs) acompanharam o movimento de valorização. O receio em relação ao abastecimento futuro explica a alta dos preços do urânio. As empresas de eletricidade geralmente mantêm estoques  suficientes para um ano e meio ou até cinco anos de funcionamento, para não evitar problemas logísticos e manter a produção de energia. Mais recentemente, as empresas de energia nuclear têm conseguido satisfazer as suas necessidades recorrendo aos excedentes que se acumularam pelo mundo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of