PRESIDENTE BOLSONARO PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DE CASCATA DE ULTRACENTRÍFUGAS DA INB

EKj3yaFW4AEODiXO presidente Jair Bolsonaro participou hoje da inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende (RJ). Com a entrada em operação dos novos equipamentos, o Brasil aumentará a sua produção de urânio enriquecido em 20%. Dessa forma, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela FCN, vai passar a produzir 60% do necessário para abastecer a usina nuclear de Angra 1.

As cascatas de ultracentrífugas são usadas no processo de enriquecimento de urânio, fazendo a separação do átomo urânio-235 do átomo urânio-238. Por ser mais pesado, o urânio-238 se desloca para as paredes da ultracentrífuga, enquanto que o urânio-235, por ser mais leve, se concentra no centro, de onde é retirado. O objetivo do processo é aumentar para até 5% a concentração do urânio-235.

REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA NUCLEAR: Carlos Leipner, André, Celso Cunha, Alice da Silva

O evento reuniu representantes da indústria nuclear. Na foto: Carlos Leipner, Wang Weiguang, André Salgado, Celso Cunha, Alice da Silva e Ruan Souza

A tecnologia de enriquecimento do urânio com o processo da ultracentrifugação é brasileira, desenvolvida pelo Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo (CTMSP), em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

A inauguração faz parte da primeira fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, que visa à instalação de 10 cascatas de ultracentrífugas. Ao final desta etapa, a INB deve atender cerca de 70% da demanda de urânio enriquecido necessário para uma recarga de Angra 1. Já na segunda fase, estão previstas mais 30 cascatas de ultracentrífugas, o que dará à INB capacidade para atender totalmente as recargas de Angra 1, 2 e 3.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of