PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE ENERGIA ATÔMICA CHEGA AO IRÃ PARA INICIAR NEGOCIAÇÕES SOBRE INSTALAÇÕES NUCLEARES

SWSWSWSSWO diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA),  o argentino Rafael Grossi, chega a  Teerã, em sua primeira viagem ao Irã desde que assumiu o cargo em dezembro passado. Durante suas reuniões lá, Grossi abordará a cooperação do Irã com a agência sediada em Viena e “em particular a provisão do Irã de acesso aos inspetores da Agência para os locais solicitados”, disse.  Em junho, o Conselho de Governadores da AIEA adotou uma resolução conclamando o Irã a cooperar plenamente com a agência na implementação de seu Acordo de Salvaguardas e Protocolo Adicional do TNP e atender às solicitações determinadas pela AIEA.

Decidi vir pessoalmente a Teerã para que possa reforçar a importância da cooperação e a plena implementação  de todos os compromissos e obrigações de salvaguardas com a AIEA. Meu objetivo é que minhas reuniões em Teerã levem a um progresso concreto no tratamento das questões pendentes que a Agência tem relacionado às salvaguardas no Irã e, em particular, para resolver a questão do acesso. Também espero estabelecer um canal produtivo e cooperativo de diálogo direto com o governo iraniano, que será valioso agora e no futuro”, disse Rafael Grossi.

O ministro do Exterior iraniano, Mohammad Javad Zarif (foto à direita), declarou que o Irã está sendo transparente e cooperativo com a AIEA. Segundo a  wswws Agência de Notícias da República Islâmica ( IRNA ). Em declarações a jornalistas em Teerã durante a cerimônia de inauguração de um escritório de serviços consulares no Ministério das Relações Exteriores do Irã, Zarif disse que a visita de Grossi ao Irã “não tem nada a ver com o mecanismo de gatilho”, referindo-se à carta do governo dos Estados Unidos ao Conselho de Segurança da ONU na semana passada, solicitando o início do mecanismo de ‘snapback’ do acordo nuclear com o Irã, assinado há cinco anos.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, disse que o Irã e a AIEA tiveram seus “altos e baixos”, mas o Plano de Ação Conjunto Global “levou ao mais alto nível de cooperação”. O acesso da AIEA às instalações nucleares do Irã é “o maior da história” da agência da ONU, disse Khatibzadeh. O Irã esperava a visita de Grossi  desde o outono passado, mas o surto de coronavírus a adiou, disse ele, acrescentando que, “desde que a Agência aja com imparcialidade e independência, e longe das pressões políticas de terceiros. não haverá problemas entre a AIEA e Teerã”. Grossi chegou  a Teerã ontem(24) a noite e se encontrará com o presidente Hassan Rouhani, o ministro das Relações Exteriores, Zarif e Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, nos dias 25 e 26 de agosto, segundo a IRNA .

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of