PRESIDENTE DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DISSE QUE JUSTO E FIRME COM AS AÇÕES DO IRÃ

aqaqaqaA Agência Internacional de Energia Atômica  continua a verificar o não desvio de material nuclear declarado pelo Irã em seu Acordo de Salvaguardas, e as avaliações sobre a ausência de material nuclear não declarado e atividades continuam, disse o Diretor-Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, em seu discurso de abertura do 64º período ordinário de sessões da Conferência Geral da AIEA.  Grossi manteve conversações em Teerã no mês passado com Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, bem como com o presidente Hassan Rouhani e o ministro das Relações Exteriores, Javad Zarif, sobre o acesso dos inspetores da agência às instalações nucleares do país. Em junho, o Conselho de Governadores da AIEA adotou uma resolução conclamando o Irã a cooperar plenamente na implementação de seu Acordo de Salvaguardas e Protocolo Adicional e atender às solicitações da agência sem demora. A resolução, apresentada pela França, Alemanha e Reino Unido, foi adotada por 25 votos a 2 e 7 abstenções. As duas objeções foram feitas pela China e pela Rússia.

Grossi disse que “Conseguimos resolver algumas dificuldades importantes que tínhamos lá. Restabelecemos a cooperação e continuamos a indispensável atividade de fiscalização naquele país como no resto do mundo. Superamos todas as crises pela diplomacia e continuaremos assim. Justa e firme.” Grossi se reporta regularmente ao Conselho de Governadores da AIEA sobre a implementação pelo Irã de seus compromissos relacionados com o nuclear sob o Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA). A Agência continua a verificar o não desvio de material nuclear FFRFRdeclarado pelo Irã em seu Acordo de Salvaguardas. As avaliações sobre a ausência de material nuclear não declarado e atividades para o Irã continuam.

A Agência realizou um acesso complementar a visita de Rafael Grossi ao Irã, em um dos dois locais especificados pela própria agência. Os inspetores coletaram amostras ambientais que serão analisadas. Um acesso complementar no segundo local especificado ocorrerá ainda este mês. Antes da viagem de Grossi a Teerã, Zarif disse que a visita “nada tem a ver com o mecanismo de gatilho“, referindo-se à carta do governo americano ao Conselho de Segurança da ONU (CSNU), solicitando o início do mecanismo de ‘snapback’ do acordo nuclear com o Irã,  que foi assinado há cinco anos.

Ali Akbar Salehi (foto a direita)  disse à Conferência Geral da AIEA hoje, no entanto, que as duas questões estavam ligadas: “Infelizmente, outra ameaça do multilateralismo, ou seja, a arquitetura das Nações Unidas, está em jogo. Não é segredo que as organizações internacionais estão sob pressão política de certos estados e a AIEA não é exceção. Nesta conjuntura crítica, por um lado, a razão de ser do sistema das Nações Unidas está seriamente questionada e, por outro lado, a AIEA está enfrentando o primeiro desafio sério desse tipo desde seu início.” Ele observou que 13 dos 15 membros do Conselho de Segurança “não apenas rejeitaram unanimemente a resolução dos EUA sobre a extensão do embargo de armas contra o Irã, mas também não reconheceram a tentativa do participante dos EUA de usar mecanismos FRRFRespecíficos do acordo para trazer de volta as sanções já levantadas do Conselho “.

O secretário de Energia dos Estados Unidos,  Dan Brouillette(foto a esquerda), voltou a acusar o Irã  como tendo um “ Histórico horrível como o maior Estado patrocinador do terrorismo, uma história lamentável de fornecer apenas cooperação relutante, dilatória e incompleta com a Agência Internacional de Energia Atômica.” Ee disse que o Irã deve fazer muito mais para garantir que o cumprimento das obrigações de salvaguardas seja oportuno e completo: “ Tal cumprimento é necessário para nosso objetivo de garantir que o Irã nunca possua uma arma nuclear.”

Dan Brouillette também disse que é fundamental para alcançar esse objetivo, a plena implementação internacional das disposições relevantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas: “Encorajamos todos os estados que ainda não o fizeram a colocar em vigor o mais alto padrão dos acordos de salvaguardas da AIEA, incluindo um Acordo de Salvaguardas Abrangente, um Protocolo Adicional e, se aplicável, um Protocolo deEEDEDDE Pequenas Quantidades modificado.”

Zhiang Kejian(foto a direita), presidente da Autoridade de Energia Atômica da China, disse que: “Como organização internacional intergovernamental responsável pelas salvaguardas nucleares, a Agência atraiu muita atenção da comunidade internacional por seus esforços em lidar com as questões nucleares. A China sempre sustenta que a questão nuclear da Península Coreana e a questão nuclear iraniana devem ser resolvidas pacificamente por meio de diálogo e negociações, e apoia a Agência e o Diretor-Geral para continuar a desempenhar os papéis devidos para impulsionar a solução diplomática das questões.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of