PRESIDENTE DA EPE DIZ QUE NÃO HAVERÁ TRANSIÇÃO ENERGÉTICA SEM A PARTICIPAÇÃO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

Se a ideia é sentar à mesa para discutir transição energética e neutralidade de carbono, não deixem de chamar a indústria de petróleo e gás. Sem ela, não tem conversa. Esse foi o raciocínio apresentado pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, que participou nesta semana de um evento online organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Para Barral, os investimentos e o capital do setor de O&G serão as pedras angulares para financiar a inovação e as novas tecnologias. Ele ainda completou dizendo que a transição energética “não existe sem a indústria de petróleo e gás”.

Para o presidente da EPE, o mercado de petróleo é um ator fundamental para que os países possam alcançar o equilíbrio em termos de combate às mudanças climáticas e também na busca por neutralidade de carbono. Além disso, ele vê o segmento petrolífero se adaptando a essa nova realidade de geração de energia com menos emissões: “Essa indústria vem reconhecendo isso [a transição energética] e vem se metamorfoseando também, de uma forma planejada. Eu não tenho dúvida de que a indústria do petróleo vai se reinventar nos próximos 30 anos e vai desenvolver novos modelos de negócios”, afirmou.

Barral lembrou ainda que as grandes majors já estão propondo metas de neutralização de carbono do petróleo, o que pode representar uma boa oportunidade para o nosso país. O líder da EPE acredita assim em um ganha-ganha: de um lado, o Brasil seria o destino de investimentos em projetos ecológicos, com benefícios para o meio ambiente; e, do outro, as empresas alcançariam suas metas de neutralização, sem necessariamente ter que fazer o uso de tecnologias muito caras para captura de carbono.

O Brasil pode e deve ser um destino de investimentos em Bio-CCS [Bio-energy with carbon capture and storage]. À medida que essas grandes empresas internacionais queiram ter estratégias de abatimento de neutralização do carbono do petróleo, o Brasil tem oportunidades incríveis para investimento em reflorestamento, serviços ecossistêmicos, recuperação de áreas e florestas plantadas”, projetou. “O petróleo brasileiro pode ter essa marca, de ser mais renovável do que outros. Isso será um prêmio de qualidade que o país pode, eventualmente, oferecer neste contexto de busca de mercados consumidores”, acrescentou.

OS RISCOS NO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO E DA EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO PELO BRASIL

Sobre as projeções da EPE em relação ao quase certo aumento da produção de petróleo no Brasil nos próximos anos, Barral disse que o novo Plano Nacional de Energia (PNE) 2050 reconhece esse potencial. Contudo, o mercado doméstico não deve absorver a totalidade desse crescimento, o que significa que o Brasil aspira se tornar um exportador de petróleo.

Por outro lado, o presidente da EPE levanta dois riscos associados a esse cenário. O primeiro deles é o ritmo da transição energética. Em uma trajetória mais acelerada, haverá uma conjunção de fatores desfavoráveis: aumento de produção de petróleo por outros países e demanda pelo insumo estacionada ou decrescente. “Isso significa um risco para essa estratégia de país exportador”, avaliou.

Além disso, Barral ressaltou a disputa de mercado entre grandes produtores, como Arábia Saudita e Rússia. Com a competição cada vez mais acirrada entre nações exportadoras, podem acontecer eventos de guerras de preços, como a que aconteceu no início deste ano. “É uma série de fenômenos que afetará essa estratégia de exportação. É uma oportunidade, mas também tem riscos associados”.

6
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
JonasPedro Tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jonas
Visitante
Jonas

Forecasting tabajara. Cadê pedroca? Pedroca é disruptivo, pedroca é do futuro nuclear! A disrupção parece inevitável. Venha ela de onde vier. O Petronoticias tinha que entrevistar o pedroca.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Bum bum aí já tá doendo?

Jonas
Visitante
Jonas

explica, pedroca, não entendi a baixaria. já tomou remédio hoje? não esquece.

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

Passo o dia sem pensar em você, só lembro quando venho aqui ler as notícias e você está aqui escrevendo obcecado sobre mim. É falta de atenção? Mamãe não te dá amor? Impressionante como você se ofende com qualquer coisa, você precisa se tratar, se sair pro mundo assim você está sofrendo psicologicamente, deve ser uma tortura.

Jonas
Visitante
Jonas

tomou o remédio errado, pedroca.

Jonas
Visitante
Jonas

tá tomando o remédio errado, pedroca