PRIMEIRA PLATAFORMA SOLAR FLUTUANTE PASSA POR TESTES NA ÍNDIA
O primeiro projeto de geração solar flutuante será instalado na Índia. O protótipo será alojado numa plataforma que será capaz de flutuar sobre a água. O modelo terá capacidade de 10 KW de potência e contará com mais de 100 m² de painéis fotovoltaicos. Os testes iniciais serão realizados num lago do parque Victoria Memorial Hall, na cidade de Calcutá.
A estrutura de suporte será oca e feita com elementos especiais plásticos e metálicos para permitir o sustento sobre a água e garantir a segurança da instalação e dos sistemas de conexão à rede elétrica. O projeto está sendo desenvolvido pela equipe do Calcutta Institute of Technology e conta com financiamento do governo indiano. O instituto já chegou a receber alguns pedidos de órgãos públicos e agências governamentais que se interessaram pela tecnologia.
O resfriamento que a água irá exercer nos painéis solares do lado posterior pode resultar em um desempenho 16% superior. O fotovoltaico flutuante será uma alternativa para se integrar ao serviço de centrais hidrelétricas dentro de reservatórios e barragens, aumentando a produção elétrica numa única estação e contribuindo para regular a produção na estação seca.
Deixe seu comentário