Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

PRIMEIRA REUNIÃO DO COMITÊ DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO DEFINE AGENDA PARA 2025

aaf86a0d-9b43-41ff-9b53-8db62d8167f9O Comitê Técnico Permanente do Combustível do Futuro (CTP-CF) realizou nesta sexta-feira (16) sua primeira reunião ordinária, com a aprovação do plano de trabalho para 2025 e a criação do Subcomitê do Biometano. O grupo será responsável por elaborar o Relatório de Análise de Impacto Regulatório que embasará a definição da meta anual de redução de emissões no mercado de gás natural, com foco na inserção progressiva do biometano.

Durante o encontro, também foram definidas as diretrizes de governança do comitê, que terá como missão coordenar os estudos técnicos que subsidiarão decisões do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A estrutura contará com representantes do setor público, iniciativa privada, academia e demais agentes relevantes.

O secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Mendes, reforçou o papel estratégico do comitê na implementação da nova legislação: “Essa é uma instância fundamental para transformar em realidade as diretrizes da Lei do Combustível do Futuro. Ao reunir governo, agências reguladoras e sociedade em torno de uma agenda comum, damos agilidade e legitimidade às decisões que reafirmam a posição do Brasil como liderança global na produção e uso de combustíveis sustentáveis”, disse.

O CTP-CF é responsável por propor medidas para a regulamentação e implementação da Lei nº 14.993/2024, conhecida como Lei do Combustível do Futuro. Entre os objetivos estão o estímulo à produção e ao uso de combustíveis sustentáveis, o aumento da participação de biocombustíveis nas misturas e a descarbonização do setor de transportes no Brasil.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Dráusio Lima Atalla
Dráusio Lima Atalla
5 meses atrás

Como objetivos da iniciativa não deveria constar além da natureza dos combustíveis e energia, a quantidade de energia que o país precisa para aumentar sua produtividade e assim reduzir a miséria? Estamos falando em duplicar ou triplicar a quantidade de nossa energia, sem a qual não deixaremos o patamar atual de 10 mil dólares de PIB per capita, insignificante. Um patamar intermediário, como a Itália, França ou Reino Unido, e digno para nós, seria de 30 mil dólares de PIB per capita, jamais atingíveis sem triplicar a quantidade de energia. Energia é o caso em que quantidade é qualidade. Há… Leia mais »