PRIMEIRO CAÇA GRIPEN COMPRADO DA SUÉCIA CHEGA AO BRASIL DE NAVIO E DESEMBARCA NO PORTO DE NAVEGANTES

wswswsO primeiro  avião da Caça Gripen, comprado da Suécia  para reaparelhar a Força Aérea Brasileira, chegou ao Brasil no último domingo (20). Hoje (22), ele deixou o porto de Navegantes (SC), por via terrestre, até o aeroporto da cidade. No local, a aeronave passará por verificações técnicas antes de alçar voo até a Embraer, em Gavião Peixoto (SP), para dar continuidade aos testes no Brasil, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center). Na Suécia, ele já passou por diversos testes realizados pela Força Aérea Sueca, pela SAAB, construtura do avião, e por diversos pilotos brasileiros, que estão treinando para comandarem os caças. São treinos para conhecer o avião e também para  simular emergências, como ejeção e pouso na água, em diversas 1 (1)circunstâncias.

Para lembrar,  a empresa sueca Saab entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro dos 36 caças Gripen comprados pelo governo brasileiro em 2014, na cidade de Linköping, na Suécia, e contou com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, e de autoridades brasileiras e suecas.O caça foi submetido  e aprovado em uma série de provas a fim de constatar que está à altura das expectativas contratuais. Um primeiro voo experimental foi 1 (3)realizado em agosto deste ano. Foi um voo inaugural de cerca de uma hora que serviu para os engenheiros e responsáveis avaliarem o manuseio básico, o comportamento do caça em diferentes altitudes e velocidades e o funcionamento dos sistemas operacionais.

Parte das aeronaves restantes serão montadas completamente em território brasileiro. A montagem dos caças no Brasil é parte do programa de transferência de tecnologia que, além de razões financeiras, motivou o governo brasileiro a escolher o modelo sueco, em detrimento dos concorrentes norte-americano (Boeing) e francês (Dassault). O contrato prevê a cooperação industrial (offset) para o desenvolvimento e produção das 36 aeronaves Gripen dos modelos E (monoposto) e F (biposto). Segundo a Saab, 1 (2)mais de 350 brasileiros, entre engenheiros e técnicos, participam ativamente do programa de transferência de tecnologia, incluindo temporadas na Suécia para receber treinamento. Além disso, em 2016, o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen foi inaugurado junto à unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. No centro, engenheiros brasileiros e suecos trabalham conjuntamente para desenvolver o projeto. A previsão é que, se tudo correr bem, as 36 aeronaves 1 (5)sejam todas entregues até 2024. Para assistir o filme da chegada do avião, você pode acessar ao seguinte link do youtube: https://youtu.be/tkStvsXVrL4

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Não vai demorar muito para virar sucata por falta de uso e manutenção.

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

A FAB tem que treinar bem seus pilotos, técnica e psicologicamente, pois, historicamente, são propensos a apertar o botão de ejeção tão logo denotam um menor sinal de risco ou desconforto em pleno voo. Não podemos esquecer das ocorrências com os jatos franceses Mirage 2000 da FAB.