PRIMEIRO REATOR DE ÁGUA PESADA PRESSURIZADA DESENVOLVIDO POR INDIANOS ALCANÇA A CRITICALIDADE

kakrapar-640Um dia histórico para a engenharia nuclear da Índia. A unidade 3 da usina nuclear de Kakrapar, de 700 MWe, no estado indiano de Gujarat, alcançou hoje (22) a sua primeira criticalidade – momento quando a reação de fissão dos átomos no reator se torna autossustentável. O projeto é especialmente marcante para a Índia pois este é o primeiro reator de água pesada pressurizada desenhado por cientistas e engenheiros do país asiático.

Outro aspecto que torna o feito ainda mais especial é que as atividades de preparação da usina prosseguiram mesmo em meio à pandemia do coronavírus. A Nuclear Power Corporation of India, responsável pela planta, informou que os próximos passos serão vários experimentos e testes na unidade. Depois, a energia será aumentada progressivamente e, por fim, a usina será conectada à rede.

Parabéns aos nossos cientistas nucleares por terem atingido a criticidade da usina atômica Kakrapar 3. Este reator 700 MWe é um exemplo brilhante de ‘Make in India’. E um pioneiro para muitas dessas realizações futuras”, celebrou o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Este foi o 23º reator a entrar em operação no país. Os indianos pretendem, até 2031, colocar em operação outros 21 novos reatores de energia nuclear – incluindo 10 reatores de água pesada pressurizada projetados na Índia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of