PRÍNCIPE NORUEGUÊS VISITA CENTRO DE PESQUISAS DA PETROBRÁS E CONHECE TECNOLOGIA DESENVOLVIDA COM A STATOIL

Haakon MagnoA Statoil é a maior empresa norueguesa em atuação no Brasil e o príncipe do país, Haakon Magno (foto), aproveitou sua passagem pelo país para conhecer as instalações do Centro de Pesquisas da Petrobrás. Junto de sua comitiva, o príncipe viu uma demonstração realizada sob condições industriais simuladas do protótipo do robô Doris projeto desenvolvido com financiamento da estatal e da Statoil.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também é parceira na iniciativa, que desenvolve um sistema robótico móvel para inspeção remota de instalações offshore. Ele permite um monitoramento frequente com possibilidade de pequenas intervenções em áreas com estrutura complexa e pouca acessibilidade.

A operação de Doris se dá a partir de um sistema teleoperado cuja movimentação se dá por meio de trilhos e as funções do robô são captar e analisar áudio, vídeo, imagens térmicas, vibração e composição atmosférica. O equipamento já conta com processamento inteligente para diagnóstico e alarmes.

Uma das maiores vantagens da nova tecnologia é a possibilidade de ser instalada em plataformas que já se encontram em operação, sem necessidade de re-projeto. Ainda não há previsão para testes de campo com o robô Doris.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of