PRODUÇÃO DA PETROBRÁS NO 1º TRIMESTRE DE 2021 CAIU 5% EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR DEVIDO À VENDA DE ATIVOS

petrobrasA Petrobrás divulgou agora há pouco, no início desta noite (27), que sua produção média de óleo, LGN e gás natural durante o primeiro trimestre de 2021 totalizou 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O volume é 3,1% maior na comparação com o quarto trimestre de 2020, em virtude do aumento da produção da P-70, em Atapu, e das menores perdas com paradas de manutenção nas plataformas do pré-sal. Contudo, a produção entre janeiro e março ficou 5% abaixo na comparação com o mesmo período de 2020, devido aos desinvestimentos da estatal e ao declínio médio de 11% na produção de alguns campos.

A empresa divulgou ainda que a produção do pré-sal no primeiro trimestre foi 7% superior frente ao trimestre anterior, também como reflexo da escalada da produção da P-70. Outro fator que influenciou os números da região foi a normalização dos níveis de operação das plataformas que realizaram paradas programadas no quarto trimestre, principalmente os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba, no campo de Tupi, além das plataformas P-75 e P-77, no campo de Búzios.

A companhia relatou ainda que devido ao agravamento da pandemia no Brasil durante o início do ano, o efetivo nas plataformas foi reduzido. “Adotamos um regime diferenciado de embarque visando reduzir o fluxo diário de pessoas com a consequente mitigação do risco de contaminação e do impacto nas nossas operações. Apesar da continuidade do cenário de contingência, temos conseguido operar com segurança e eficiência e manter um bom desempenho”, detalhou.

As vendas de derivados da empresa no primeiro trimestre caíram 5,6% na comparação com o trimestre passado, “devido à sazonalidade do período e aos impactos decorrentes da intensificação de medidas restritivas associadas ao recrudescimento da pandemia da Covid-19”. As vendas de diesel do entre janeiro e março registraram queda de 3,0% com relação ao quarto trimestre. No caso da gasolina, o tombo foi de 11,2%,usando a mesma base de comparação.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of