PRODUÇÃO DA PETROBRÁS TEM QUEDA E ATINGE MENOR VOLUME EM 4 ANOS
O resultado financeiro da Petrobrás foi melhor do que no trimestre passado, revertendo o prejuízo de R$ 1,346 bilhão para um lucro de R$ 5,567 bilhões, mas o volume de petróleo extraído não trilhou o mesmo caminho. Em setembro, a empresa teve uma produção média de 1,843 milhão de barris de petróleo por dia, número bem abaixo dos últimos resultados mensais, equiparando-se ao resultado de abril de 2008, quando foram produzidos 1,842 milhão de barris por dia.
De acordo com a estatal, paradas programadas, como as das plataformas P-52 e P-19, e problemas isolados, como os que tiveram com as plataformas P-53 e P-57, foram as principais causas da queda na produção. O diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli (foto), reconheceu os problemas, mas enfatizou que em outubro os níveis já devem ser bem mais positivos, com a previsão de uma média de 1,941 milhão de barris por dia.
Além de não haver novas paradas programadas, a Petrobrás deve colocar em operação novas unidades de produção, o que faz parte das projeções da empresa para uma produção crescente nos próximos meses.
A produção total da empresa em setembro, no Brasil e no exterior, foi de 2,472 milhões de barris/dia em óleo equivalente (petróleo e gás), 3,7% menor do que em agosto, enquanto a produção exclusiva de petróleo no Brasil teve queda de 4,4% em relação ao mês anterior.
Deixe seu comentário