PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL NO PRIMEIRO TRIMESTRE FOI A MAIOR DOS ÚLTIMOS 12 ANOS
A produção de energia limpa do Brasil no primeiro trimestre do ano foi a maior dos últimos 12 anos, apontam dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Durante o período, mais de 90% da energia gerada e utilizada pelos brasileiros foi produzida a partir de fontes renováveis – hidráulica, eólica, biomassa e solar.
Segundo os dados do ONS, no mês de janeiro, as fontes renováveis de energia hidráulica, eólica e solar, somadas, foram responsáveis por 91,2% do abastecimento do Sistema Interligado Nacional (SIN). Nos meses seguintes, esse patamar se manteve elevado, com fevereiro registrando 92,6% e março, com base nos dados apurados até o dia 29, chegando a 92,4%. A participação de geração das fontes renováveis não superava 90% desde 2011.
“Mais de 85% da nossa matriz elétrica vem de fontes renováveis. Estes ótimos resultados apurados nos três primeiros meses deste ano representam não só o bom aproveitamento das nossas hidrelétricas e dos nossos recursos, mas, também, o resultado das políticas que estamos desenvolvendo para a atração de investimentos e a ampliação do número de parques eólicos e usinas solares no país”, comentou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O ONS informou ainda que os cenários prospectivos sobre os níveis de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas para os próximos meses são positivos. Estudos apontam que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste (o principal do país), ao final de agosto, deve atingir Energia Armazenada (EAR) entre 76,2%, nas análises menos favoráveis, e 90%, na perspectiva mais elevada. Mesmo se confirmada a suposição inferior, o indicador estará 20,2% acima do aferido em agosto de 2022.
Deixe seu comentário