PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL BATEU RECORDE E CHEGOU A 30 BILHÕES DE LITROS EM 2015
Impulsionado por novos investimentos, o setor de biocombustíveis cresce hoje contra a crise e a perspectiva é de otimismo para os próximos anos. Nesse cenário, a produção de etanol no Brasil atingiu a marca recorde de 30 bilhões de litros em 2015, valor que representa um crescimento de 6% na comparação com o ano anterior. De acordo com dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o resultado foi motivado por boas safras de cana de açúcar e pelas medidas de incentivo ao consumo implementadas pelo governo federal.
As informações constam no estudo Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis no Brasil 2015. Entre os fatores que influenciaram no volume recorde registrado no ano passado está a elevação do percentual de anidro na gasolina C, assim como o retorno da CIDE – Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – e a elevação do PIS/COFINS para a gasolina A.
O resultado também reflete o aumento de 34% nas demandas por etanol hidratado, que vem se tornando mais atrativo no mercado nacional e alcançou a marca de 19 bilhões de litros. Além disso, o saldo foi reforçado pela redução da gasolina C, que apresentou uma queda de 7% em seu consumo.
O biodiesel, por sua vez, teve um crescimento de 15% na comparação anual, atingindo a marca de 3,9 bilhões de litros produzidos. Segundo a EPE, o percentual mandatório já começa a ser ampliado após a consolidação da lei 13.263, sancionada em março pela presidente Dilma Rousseff. A nova legislação estabelece um aumento de 8%. 9% e 10%, em até 12, 24 e 36 meses após sua promulgação oficial.
Deixe seu comentário