PRODUÇÃO DE GÁS DE XISTO NOS EUA SE APROXIMA DE NOVO RECORDE

xistoA produção de gás de xisto nos Estados Unidos está se aproximando de um novo recorde de produção no mês de agosto. Até agora, segundo levantamento da Platts Analytics, as áreas produtoras Marcellus e Utica, no nordeste dos EUA, produziram no período uma média de 22,6 bilhões de pés cúbicos por dia, volume bem próximo dos 22,7 bilhões de pés cúbicos de fevereiro – o recorde atual.

O desempenho de áreas produtoras de gás de xisto está contrariando estimativas que apontavam para um declínio da produção – resultado da menor disposição das empresas em realizar novas perfurações. O governo americano apostava numa redução até o mês de setembro. No entanto, o volume de agosto já é 2% maior do que registrado em julho.

Mesmo que o número de sondas de perfuração em atividade tenha diminuído, a média de produção por sonda está 18% maior na comparação com o ano passado, segundo dados da Energy Information Administration. Empresas americanas produtoras, como a Chesapeake Energy, Cabot Oil & Gas e Range Resources, observaram uma manutenção do volume de gás e até mesmo um aumento na produção.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Meus parabéns aos USA por manter as suas empresas funcionando, e por tabela a sua economia pujante, mesmo quando mantém a produção do shale gás e óleo, com forte subsídio, porque entende que petróleo não é uma mera commodity e sim um bem estratégico de um a País pujante. Segundo a literatura e especialistas o breakeven das produções do shale estão na ordem de U$ 60 a U$65. Mesmo assim é um número baixo, pois eles consideram,em desacordo com muitos analistas, , os fraturamentos (fracking) como CAPEX ao invés de OPEX. Enquanto isso no Brasil vendemos Carcará, superavitário. Dá para… Read more »